Tenha um lugar próprio para estudar. Opte por um espaço iluminado e bem arejado, com temperatura agradável. Em uma cadeira confortável, sente-se de costas para a porta, assim você evita se desconcentrar com possíveis movimentos. Sons e ruídos, de modo geral, não são bem vindos.
Organize o seu espaço de estudo. Desorganização traz distrações. Quanto mais organizado o ambiente estiver, menos concentração você perde. A organização é fundamental para que você use menos tempo para organizar o espaço antes de estudar. Deixe ao seu alcance apenas os materiais necessários para o estudo – livros e computador, por exemplo, este somente para a busca de informações pertinentes.
Na sua mesa, evite objetos de decoração, pois eles podem distrair a atenção na hora de estudar. Recomenda-se colocar somente uma foto de algo ou alguém que te motive a sempre se dedicar mais para que o seu esforço seja recompensado.
Nas paredes, evite colorações fortes e vibrantes. Opte por cores mais leves - como o branco, azul e rosa claro – pois as cores vivas dificultam a concentração.
Música pode ajudar, desde que sejam calmas e suaves - como a clássica e instrumental. Evite canções com letras, pois dificulta o processo de raciocínio. A melodia ajuda a amenizar o som externo, ou seja, ela bloqueia os sons indesejáveis do ambiente. Afinal, é bem difícil se concentrar com o latido do cachorro da vizinha, não é mesmo?
O ideal é que estude em um ambiente que esteja iluminado pela luz natural, mas como nem todo cômodo da casa oferece essa alternativa, é melhor escolher a luz branca. Caso a iluminação ambiente não for suficiente para iluminar bem seu material de estudo, adicione também uma luz posicionada à mesa.
Evite estudar deitado. A cama é um sonífero. Para as horas de estudo é preciso uma postura correta que estimule disposição.
A higiene também é fundamental. Então evite estudar na mesma mesa em que faz refeições. Separe o seu ambiente de estudo dos demais.
Monitore seu tempo. O ideal é que a cada 25 minutos de estudo concentrado haja um intervalo de cinco minutos para tomar água, comer alguma fruta, caminhar um pouco pela casa ou fazer um alongamento. As pausas maiores deverão ser feitas nas principais refeições do dia – café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Sem essas pequenas pausas, os estudos ficam exaustivos e o cérebro não consegue guardar as informações necessárias.
Mantenha uma rotina de atividades físicas. Assim como o alongamento antes dos estudos e uma alimentação balanceada, exercícios físicos contínuos preparam o emocional do concurseiro, além de contribuir para a saúde e disposição aos estudos.