Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Revisão para o IBGE: tudo que você precisa saber para a prova de domingo

15/04/2016 11:00 | Atualização: 15/04/2016 11:05

Lorena Pacheco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai aplicar provas em todo o país neste domingo (17/4). Estão em jogo 460 vagas no cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas, que exige nível médio. A remuneração inicial é de R$ 3.098,85, mas com possibilidade de chegar a R$ 4.858,61, com titulações. O concurso é um dos mais aguardados do ano e mais concorrido também. Por isso, preparamos uma revisão do edital para que você consiga finalizar sua preparação, chegar nos locais de aplicação sossegado e arrasar nas provas. Não esquece de depois contar pra gente como foi seu desempenho e boa sorte!

Quantidade é qualidade?



via GIPHY


De fato é um concurso bem concorrido. Afinal, disputam as oportunidades 476.437 concurseiros. E a relação candidato/vaga também não é nada modesta. Apenas nove municípios têm concorrência menor que 500 pessoas por vaga. A maioria tem mais de mil pessoas por chance. Em São Luís, por exemplo, uma vaga é disputada por 3.283 inscritos. Depois do Maranhão a segunda cidade com maior concorrência é em Taguatinga, no Distrito Federal, onde as três vagas serão disputadas por 5.210 inscritos, o que equivale a uma concorrência de 2.605 candidatos por chance. Mas nada de desanimar, o importante é confiar na sua preparação e fazer o seu melhor, a concorrência que corra atrás do prejuízo.

Aplicação
Com o resultado da votação da Câmara dos Deputados sobre o impeachment da presidente Dilma neste domingo (17/4), e as manifestações previstas em todo país, a Fundação Getúlio Vargas decidiu abrir excepcionalmente mais cedo os portões dos locais de prova para os inscritos no concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os exames continuam com início às 13h, horário de Brasília, mas os portões de acesso devem ser liberados uma hora e meia antes, ou seja, às 11h30. De acordo com a baça organizadora, é possível que haja restrições de trânsito devido aos protestos e por isso é recomendado que os inscritos cheguem com antecedência ao local dos exames.

Check list no programa de estudos



via GIPHY


O concurso vai aplicar 60 questões divididas em apenas quatro disciplinas, sendo 20 de língua portuguesa, 15 de geografia, 15 de matemática e 10 de conhecimentos sobre o IBGE. Cada pergunta será procedida de cinco itens para avaliação, sendo que apenas um estará correto. Para passar o candidato deve acertar no mínimo 40% do teste, ainda é preciso acertar no mínimo uma questão de cada disciplina.

Além de elencar o conteúdo programático de cada matéria, na página 24 do edital, a própria FGV disponibilizou uma apostila com conhecimentos sobre o instituto. O documento tem 106 páginas e pode ser consultado aqui. Não é uma maravilha!

Assista, ainda, vídeo em que o professor Emerson Caetano, do IMP Concursos, dá cinco dicas rápidas para as provas.

O que não pode faltar


via GIPHY


No dia 17 os candidatos devem estar munidos com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente, além de documento de identidade original. O edital ainda exige o comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa de inscrição. Recomenda-se uma garrafa d’água, para evitar saídas ao banheiro e, consequentemente, menos tempo de prova, além de algum lanchinho, como barra de cereais, somente para recompor a energia.

Muito importante

De acordo com o item 9.10 do edital, o candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, duas horas após o seu início, sob pena de ser eliminado do concurso. E os cadernos de prova somente poderão ser levados se o candidato sair nos últimos sessenta minutos dos exames.

Você sabia?



via GIPHY


Se faltar com respeito com outros candidatos, fiscais de sala, ou qualquer outro membro da equipe de aplicação das provas, você estará automaticamente eliminado da seleção. Perturbações de qualquer maneira e comportamentos indevidos também são passíveis de eliminação.

Hora da verdade



via GIPHY


Os gabaritos serão disponibilizados para consulta dos candidatos no dia 19 de abril, dois dias após a aplicação das provas. O horário não foi divulgado. Os recursos poderão ser interpostos de 20 a 22 do mesmo mês. No dia 10 de maio já serão publicados os gabaritos e o resultado definitivos da prova objetiva. O resultado final da seleção deverá sair no dia seguinte, em menos de um mês da aplicação das avaliações.

PESQUISA DE CONCURSOS