Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Mais de 7 mil vagas: IBGE escolhe examinadora das próximas seleções

Serão dois processos seletivos, sendo um nacional e outro para o Rio de Janeiro

27/04/2016 10:07

Lorena Pacheco

Breno Fortes/CB/D.A Press
Após a suspensão de mais de 80 mil vagas para o Censo Agropecuário, a seleção simplificada com 7.825 vagas, autorizadas em janeiro para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está confirmada. Prova disso é a escolha da banca examinadora que vai selecionar profissionais para atuar em pesquisas econômicas e sociodemográficas. De acordo com extrato de dispensa de licitação, divulgado no Diário Oficial da União, a Fundação Cesgranrio vai ser a responsável pela aplicação das provas.

O total de oportunidades será dividido em dois processos seletivos. Um será de nível nacional, com 1.500 chances para candidatos que tenham completado o ensino médio. O cargo será o de agente de pesquisa e mapeamento. A outra seleção será destinada apenas ao Rio de Janeiro. Serão 325 vagas, sendo 300 para agente de pesquisa por telefone e 25 para supervisor de entrevista por telefone (ambos os cargos exigem nível superior de formação).

De acordo com a assessoria do IBGE, ainda não há uma data certa para lançamento dos editais de abertura, mas, segundo a autorização do Ministério do Planejamento, os regulamentos devem sair até junho deste ano.

As chances serão temporárias e os contratos terão duração de um ano com possibilidade de prorrogação de até três anos.

Vagas suspensas
Mais de 81 mil vagas que haviam sido autorizadas pelo Ministério do Planejamento para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão suspensas. De acordo com o órgão, o motivo foi a inviabilidade orçamentária de realização do Censo Agropecuário 2017. Saiba mais em: Redução no Orçamento suspende seleção e outras 80 mil vagas autorizadas

PESQUISA DE CONCURSOS