» Não deixe para estudar apenas quando o edital sair. Há muitas matérias, e é muito arriscado achar que conseguirá ver tudo na eminência da publicação do concurso
» Procure trabalhar com algo que tenha a ver com a área em que você quer atuar no serviço público. Quem quer ser perito, por exemplo, pode procurar uma atividade relacionada, fazer pós-graduação em química analítica ou toxicologia.
» No tempo de espera, planeje-se para se manter ativo nos estudos. Tenha sempre em mente os motivos de querer passar no concurso — seja estabilidade, remuneração, necessidade, seja qualquer outra razão — e foque no que importa: qualquer um quer passar, precisa ser uma causa forte para que você se motive.
» Busque práticas de estudo que levaram outras pessoas à aprovação, como resolver questões, dominar técnicas de memorização e leitura.
» Procure concorrer em concursos com áreas que estão de acordo com a sua vocação. Muitos, que não acham vagas na iniciativa privada e vão para o serviço público por isso, acabam frustrados e logo deixam o cargo sem progredir na carreira.
» Procure equilíbrio entre preparação e vida pessoal. Quem está estudando não pode ir para balada todo o fim de semana; mas não deixe de ir a eventos importantes, como o aniversário de 90 anos de uma avó.