Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso para sargento do Exército tem 92 mil inscritos para 1.205 vagas

No total, são oferecidas 1205 vagas e houve um acréscimo de quase 100% no número de inscrições

07/10/2016 09:30 | Atualização: 07/10/2016 09:49

Mariana Fernandes

: Ed Alves/CB/D.A Press
O interesse dos jovens candidatos ao concurso do Exército Brasileiro, que será realizado neste domingo (9/10), superou expectativas ao apresentar um acréscimo de quase 100% no número de inscrições, comparado ao último concurso para sargentos. No total, são oferecidas 1205 vagas e neste ano foram registrados 92 mil candidatos inscritos, ou seja uma proporção de 76 candidatos por vaga. As informações são da Escola de Sargentos das Armas (EsSA).

O concurso oferece 1070 vagas para combatente, logística-técnica e aviação. Deste total, 1 mil são para homens e 70 são para mulheres. Além destas, há chances também para Música ( 70 vagas) e Saúde ( 65 vagas), para ambos os sexos. Confira aqui o edital completo.

 

Para sargentos combatentes há chances nas áreas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações. Nestes casos, o período de qualificação será realizado na cidade de Três Corações/MG. Para logística-técnica as áreas são material bélico (manutenção de armamento, mecânico operador e manutenção de viatura), manutenção de comunicações, topografia e intendência, com qualificação no Rio de Janeiro/RJ. E para aviação a área disponível é de manutenção, para qualificação em Taubaté/SP. Podem participar candidatos com nível médio e idade entre 17 e 24 anos.

Já para sargento-músico, as vagas são para os seguintes instrumentos: clarineta, fagote em dó/contra-fagote em dó, flauta em dó/flautim em dó, oboé em dó/corne-inglês, saxhorne, saxofone, tuba, trombone tenor/trombone baixo, trompa, trompete/ cornetim e flueghorne. E para saúde podem participar profissionais formados em enfermagem, para o preenchimento de 65 oportunidades. Para estas duas áreas a idade máxima é de 26 anos.

Para os candidatos do sexo masculino é necessário ter, no mínimo, 1,60m de altura e exame especializado que revele a possibilidade do crescimento. Já as candidatas do sexo feminino é preciso ter, no mínimo, 1,55m de altura, conforme o inciso XIII do art 2º Lei nº 12.705, de 2012.

As inscrições foram realizadas de 9 de maio a 4 de julho, pelo site www.esa.ensino.eb.br. Haverá provas objetivas (sobre matemática, português e história) e discursivas em 9 de outubro, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e curso de formação.

Concorrência total

Combatente/Logística-Técnica/Aviação (Masculino):
71 candidatos/vaga
Combatente/Logística-Técnica/Aviação (Feminino): 179 candidatos/vaga
Música: 42 candidatos/vaga
Saúde: 83 candidatos/vaga


PESQUISA DE CONCURSOS