Os candidatos passaram por etapas de prova objetiva, prova de títulos, avaliação psicológica, prova prática, avaliação médica, checagem de pré-requisitos, comprovação de documentos e treinamento. A aprovação e classificação final no concurso não asseguram o direito de ingresso no cargo. Os candidatos ainda devem ser convocados segundo a ordem classificatória, sendo a concretização da admissão condicionada à disponibilidade orçamentária, ao quantitativo de vagas que vierem a existir, às razões de conveniência e de oportunidade da CBTU/STU/BH dentro do prazo de validade do certame.
O concurso público tem validade de dois anos, sendo possível, por deliberação da CBTU, ser prorrogado por igual período.
Os candidatos aprovados devem, agora, manter atualizados endereço e telefone junto à CBTU/STU/BH, das 9h às 16h, endereçado a Gerência de Recursos Humanos, Rua Januária, 181 - Floresta - CEP 31110-060. Os candidatos devem comparecer ou enviar por SEDEX os documentos que comprovem qualquer alteração de dados.