Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Inquérito apura possíveis irregularidades em concurso para delegado em Goiás

Denúncia partiu de alguns candidatos, que desconfiaram da grande quantidade de notas próximas à máxima

10/03/2017 16:20 | Atualização: 10/03/2017 16:58

Fernando Caixeta - Especial para o Correio

Polícia Civil
 
O Ministério Público de Goiás (MPGO) instaurou um inquérito civil público para apurar supostas irregularidades na atribuição de notas aos candidatos ao cargo de delegado de polícia substituto. O concurso, realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), teve mais de 14 mil inscritos para ocupar as 36 vagas previstas em edital.

A promotora que acolheu a denúncia, Leila Maria de Oliveira, relata que foram apresentadas ao MP informações de que o resultado definitivo da primeira fase do concurso causou estranheza em alguns concorrentes. Os denunciantes apontaram uma grande quantidade de notas superiores a 90, em uma prova que tem como critério a redução de 0,25 ponto da nota final por cada questão errada e alto nível de dificuldade. O Correio teve acesso às denúncias por meio de discussões no Fórum de concursos para o cargo.  Para acompanhar esta e outras discussões clique aqui.

Entre as reclamações que constam na denúncia, está um suposto envolvimento de um dos primeiros colocados em crimes contra a administração. O inquérito também investiga se houve irregularidades nas notas de dois irmãos, que foram aprovados no concurso com mais de 90 pontos, na primeira fase.

Para dar andamento à investigação, a promotora vai agendar uma reunião com o Cebraspe. Ela também intimou o representante dos reclamantes para coleta de mais informações.

Por meio de nota, o Cebraspe informou que ainda não foi notificado sobre a instauração de inquérito por parte do MPGO e que contribui com os órgãos de controle a fim de garantir a legalidade e isonomia em todos os eventos que realiza.

Abaixo, a íntegra da nota:

O Cebraspe informa que ainda não foi notificado sobre a demanda mencionada.
 
Por oportuno, o Centro destaca que a segurança dos eventos que realiza é uma prioridade nessa Instituição e que as medidas de controle de irregularidades em concursos são alvo de constante aperfeiçoamento. Por prezar pela absoluta lisura e transparência em todas as atividades que realiza, o Cebraspe esclarece que, caso seja constatado processo ilícito em qualquer seleção sob responsabilidade deste Centro, a qualquer tempo, será aplicada penalidade cabível para este tipo de situação, conforme regras editalícias que regem os eventos.
 
Por fim, o Cebraspe informa que contribui continuamente com os órgãos de controle a fim de garantir a legalidade e a isonomia em todos os eventos que realiza.



PESQUISA DE CONCURSOS