Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Exército abre 1.100 vagas para concurso de formação de sargentos

Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (8/5) até 12 de junho

08/05/2017 12:40 | Atualização: 08/05/2017 12:49

Mariana Fernandes

Exército/Divulgação
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) abriu um novo concurso para admissão aos cursos de formação de sargentos do Exército. 

Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (8/5) até 12 de junho, por meio do site www.esa.ensino.eb.br ou mediante o envio de documentação impressa, caso o candidato não possa se cadastrar pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 80.

Para se candidatar é necessário ter concluído o ensino médio, possuir no mínimo 17 e no máximo 24 anos de idade, sendo que para as áreas da saúde e música, a idade máxima será de 26 anos. Também é necessário ser militar da ativa de Força Armada ou de Forças Auxiliares e estar classificado nos termos disciplinares do Exército, no comportamento, no mínimo, "bom". Se o candidato for do sexo masculino deverá ter, no mínimo, 1,60m de altura ou, se do sexo feminino, ter no mínimo 1,55. Confira aqui todas as exigências aqui.

Vagas


Ao todo, são três editais. O primeiro conta com oportunidades para alunos do curso de formação de sargentos do Exército distribuídas entre áreas de combatente, logística técnica e aviação, para os cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicação, material bélico-manutenção de armamento, material bélico-mecânico operador, material bélico-Manutenção de viatura auto, manutenção de comunicações, topografia, intendência e aviação-Manutenção. Estes somam 1000 vagas.

O segundo edital conta com 40 vagas para alunos do curso de formação de sargentos do Exército músicos para os instrumentos de clarineta (10), flauta em dó/flautim em dó (2), saxhorne (5), saxofone (4), tuba (2), trombone tenor/trombone Baixo (7), trompa (1) e trompete/ cornetim/ flueghorne (9).

Já o terceiro e último conta com 60 vagas para o curso de formação de sargentos de saúde no curso de técnico em enfermagem.

Provas


Os candidatos serão avaliados por meio de exame intelectual (prova objetiva), que será realizado em 24 de setembro, no turno da tarde, das 13h às 17h. Os aprovados na prova objetiva também participarão de avaliação de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão de saúde, exame de aptidão física e exame de habilitação musical, para os candidatos da área de música.

As provas serão compostas das seguintes questões:  matemática (12 questões objetivas área 1 e 8 questões objetivas área 2 e 3); português (12 questões objetivas área 1 e 8 questões objetivas área 2 e; história e geografia do Brasil (12 questões objetivas área 1, sendo 6 de cada disciplina, e 8 questões objetivas área 2 e 3, sendo 4 de cada disciplina); teoria musical (12 questões objetivas), somente para os candidatos da área música, ou de conhecimentos específicos de enfermagem (12 questões objetivas), somente para os candidatos da área da saúde e Português (1 questão discursiva – redação).

O curso de formação tem duração prevista de 34 semanas e período de qualificação previsto 43 semanas. 

PESQUISA DE CONCURSOS