Saiu a lista dos classificados na prova objetiva, 1ª fase do concurso que visa contratação de 30 diplomatas para o Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério de Relações Exteriores. A avaliação foi aplicada em 13 de agosto. Confira aqui a lista.
Foi anunciada também a convocação para a verificação da autodeclaração dos candidatos negros, que será feita na sede do órgão, localizada no Setor de Administração Federal Sul, Quadra 5 - Lotes 2/3, Brasília/DF. Os candidatos devem comparecer em dia e horário informados no edital de classificados na 1ª fase. O resultado provisório na verificação será dado em 14 de setembro.
O concurso
A seleção contou com 30 vagas para profissionais com nível superior de formação em qualquer área, para ingresso na carreira de diplomata, com salário inicial de R$ 16.935,40. Do total de chances, seis eram exclusivas para candidatos negros e duas para pessoas com deficiência.
Os aprovados nessa primeira etapa passarão por uma prova escrita de língua portuguesa e de língua inglesa. Depois é a vez das provas escritas de história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa. Para finalizar, haverá curso de formação no Instituto Rio Branco. Todas as fases tem caráter eliminatório e classificatório.