Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

IBGE abre processo seletivo com 1.152 vagas de nível fundamental

Chances são para o cargo de recenseador, para o Censo Agropecuário 2017

20/10/2017 10:12 | Atualização: 20/10/2017 16:19

Mariana Fernandes

IBGE/Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura do edital de um novo processo seletivo com 1.152 vagas de nível fundamental para o cargo de recenseador, que realizarão o Censo Agropecuário 2017. Confira aqui o edital completo. 

A abertura deste processo seletivo é uma continuidade do processo seletivo simplificado do edital nº 02/2017, visando suprir as vagas nas UF/áreas de trabalho que tiveram candidatos inscritos em número inferior ao de vagas oferecidas, tiveram a listagem de candidatos aprovados esgotadas ou, ainda, não tiveram candidatos inscritos.

Inicialmente os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser prorrogados por até cinco meses, de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de orçamentos. A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória em treinamentos.

A remuneração mensal de recenseador será por produção,calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo profissional, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados. Os contratados terão direito também a 13º salário e férias.

Os interessados podem se inscrever a partir de 23 de outubro até 6 de novembro, exclusivamente nos postos de inscrição do IBGE, conforme localidades divulgadas aqui. Não haverá cobrança de taxa de participação aos participantes.

Há chances para diversas regiões, para conferir o quadro de vagas completo, clique aqui.  Do total das oportunidades, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.

Os candidatos passarão por análise de títulos, de caráter classificatório. Os classificados convocados passarão também por treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, que terá duração total de quatro dias e carga horária de oito horas diárias.

Seleção anterior

Para o Censo Agropecuário 2017, o IBGE abriu dois editais, em abril deste ano. O primeiro ofereceu 1.038 vagas temporárias de níveis médio e superior, e segundo reservou  24.984 mil chances de níveis fundamental e médio.
 
Para recenseador foram 18.845 vagas. A seleção foi feita por meio de prova objetiva, aplicada em julho.

Leia também:
 IBGE prevê concurso com 300 mil vagas temporárias para 2019

PESQUISA DE CONCURSOS