A Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou a abertura de um novo concurso público para 100 vagas de delegado de polícia. O salário, após o curso de formação, é de R$ 20.353,06.
Para concorrer é necessário ter curso superior em Direito. Os interessados podem se inscrever a partir de 26 de fevereiro até 27 de março, por meio do site da Fundatec, banca organizadora do concurso. A taxa é de R$ 187,77.
O certame será composto por duas etapas. A primeira consistirá em provas de capacitação intelectual, prova de capacitação física, sindicância de vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica, e destina-se à admissão para matrícula no curso de formação, que é a segunda etapa.As provas objetivas devem ocorrer na data provável de 20 de maio de 2018.
Atribuições do cargo
São atribuições do delegado de polícia, entre outras previstas em Lei: presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos que tiverem relação com o fato delituoso e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial; proceder à verificação e exame dos atos ilícitos que chegam a seu conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso requer; elaborar relatórios, bem como representar pela decretação judicial de prisões cautelares; proceder a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado, em conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública.
Os candidatos aprovados no Curso de Formação Profissional serão investidos no cargo de delegado de polícia, na classe inicial da carreira e em estágio probatório, no regime estatutário e de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
O concurso terá validade por dois anos, contados da data da publicação da homologação do
resultado final, que precede a convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional,
podendo ser prorrogado por igual período.