Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

PM e Bombeiros da Paraíba oferecem 1.000 vagas em novo concurso público

São 900 oportunidades para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros

26/03/2018 10:37 | Atualização: 26/03/2018 11:07

Do CorreioWeb

PMPB/Divulgação
Um novo concurso público foi aberto para o curso de formação de soldado 2018, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. São 1.000 oportunidades para quem tem nível médio.

 

Uma das novidades deste concurso público é que o curso de formação de ambos os cargos é classificado como de nível superior. Para a Polícia Militar, os aprovados no curso terão diploma em tecnologia em segurança pública. Já para o Corpo de Bombeiros o diploma será em tecnologia em operações. Ambas as graduações agregarão ao currículo o mínimo de 1.600 horas-aula.



O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na semana passada, e traz como pré-requisitos para candidatura às vagas: nível médio completo; altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e de 1,60m para o sexo feminino; o mínimo 18 anos e  máximo 32 anos completados no ano da matrícula no curso; estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos; não ter antecedentes criminais.

Para ambos os cargos haverá cinco etapas de avaliação: exame intelectual, psicológico, de saúde, de aptidão física e avaliação social. Outra peculiaridade do certame é o exame toxicológico de larga janela de detecção (180 dias), realizado dentro dos exames de saúde.

Neste certame foram acrescentadas as matérias de noções de informática e língua estrangeira ao conteúdo programático. A avaliação intelectual consistirá em uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha. Serão cobradas as disciplinas de: língua portuguesa (15 questões), raciocínio lógico (10), geografia e história da Paraíba (10), língua estrangeira em espanhol ou inglês (10), noções básicas de informática (10), e noções de direito e sociologia (25).

No ato da inscrição, poderá ser escolhido o local de realização da primeira etapa, entre os municípios paraibanos de João Pessoa, Campina Grande, Patos ou Cajazeiras. A prova está prevista para 29 de abril.

Polícia Militar

Do total de 900 oportunidades, 850 são para o sexo masculino e 50 para o feminino. A formação dos aprovados será realizada nas unidades dos Comandos Regionais com sede em João Pessoa (320 vagas), Campina Grande (360) e Patos (220). O aprovado para a Polícia Militar receberá remuneração de R$ 3.202,60 após a conclusão do curso de formação de soldados. Durante os estudos, o aluno receberá uma bolsa no valor de um salário mínimo e auxílio alimentação.

Corpo de Bombeiros

As 100 vagas restantes, destinam-se ao cargo de soldado bombeiro. São 90 oportunidades destinadas a homens e 10 para mulheres, direcionados para as cidades de João Pessoa (40 vagas), Campina Grande (26) e Patos (34). O salário, ao concluir o curso, é o mesmo já citado, além da possibilidade de receber por plantões extras.

 

As inscrições de ambos os cargos devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do certame, até 9 de abril. A taxa custa R$ 70. 


PESQUISA DE CONCURSOS