Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

FAB abre concurso com 180 vagas para formação de cadetes do ar

As inscrições começam em 18 de abril

02/04/2018 12:28 | Atualização: 02/04/2018 12:31

Lorena Pacheco

FAB/Divulgação
Mais um processo seletivo foi lançado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Desta vez, foram abertas 180 oportunidades para ingresso no Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Desse total, 160 vagas são destinadas a homens e 20 para mulheres. Para ser matriculado no curso, é necessário ter nível fundamental e não possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2019.


As inscrições começam em 18 de abril e terminam em 8 de maio e podem ser feitas aqui. A taxa custa R$ 60.

Quem participar da seleção será submetido a provas escritas (em 8 de julho, quando serão cobradas as matérias de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), em 19 de janeiro de 2019, para habilitação à matrícula no curso, que tem duração de três anos.

Após a conclusão do curso com aproveitamento o aluno fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR e poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Marinha

A Marinha Mercante, por meio do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) abriu processo seletivo para admissão ao curso de adaptação para aquaviários. São 30 vagas para ambos os sexos nos postos de aquaviário, cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde. A lotação é na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. De acordo com o edital de abertura, publicado no Diário Oficial da União de 29 de março, as inscrições podem ser feitas de 9 a 23 de abril. A taxa de participação custa R$ 50.


PESQUISA DE CONCURSOS