Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

MEC autoriza contratação de 1.205 professores e técnicos administrativos

As vagas atenderão 32 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro

16/05/2018 17:20 | Atualização: 17/05/2018 12:02

Mariana Fernandes

Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) informou nessa quarta-feira (16/5) que algumas instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão autorizadas a contratar 1.205 professores e técnicos administrativos. A decisão foi publicada por meio da portaria nº 447, no Diário Oficial da União. Segundo o MEC, as oportunidades são "prioritariamente" para novos concursos, porém, como os Institutos têm autonomia,  podem utilizar essas vagas em concursos anteriores, caso o concurso ainda esteja com validade.

As vagas atenderão 32 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Do total de novas vagas, 810 são para professores e 395 para técnicos administrativos em educação. Ainda segundo o MEC, informações sobre datas, salários e cronogramas serão divulgadas posteriormente pelos próprios institutos.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) também será contemplado pela autorização com 11 vagas distribuídas nos cargos de administrador, relações públicas, técnico em assuntos educacionais e tecnólogo de formação.  Porém, segundo o IFB, as contratações serão para provimento de concursos vigentes e no momento não há previsão de um novo certame.

Em nota, o ministro da Educação, Rossieli Soares, informou que as novas vagas são importantes porque garantem a continuidade da oferta e a qualidade do ensino nas instituições da Rede Federal. “Como nós temos o processo de expansão da Rede Federal e da oferta do ensino técnico, precisamos garantir que essa oferta seja 100% executada. Então, a cada ano, os institutos vão pedir novas contratações porque eles ampliaram a quantidade de matrículas, ou porque aquele curso começou com um número de professores, e para continuar precisa contratar professores”, disse o ministro.

A secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, reforçou as contratações e destacou que os técnicos administrativos em educação têm um papel muito específico dentro da educação profissional. “Por isso, é importante não só garantir o quadro de professores, mas também o quadro de técnicos para atendimento à população. Isso é fundamental para melhorar a qualidade do ensino”, diz Eline Nascimento.


Rede


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui mais de um milhão de matrículas e 650 unidades de ensino. Integram a Rede 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, o Colégio Pedro II e 23 escolas técnicas.

PESQUISA DE CONCURSOS