Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Tribunal de Justiça do Paraná recebe autorização para realizar novo concurso

O último concurso teve início em dezembro de 2016 e ofereceu cinco vagas

19/06/2018 16:51

Do CorreioWeb

Divulgação/TJPR
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está autorizado a realizar um novo concurso publico para ingresso na carreira de juiz. A decisão foi divulgada pelo presidente do TJPR, o desembargador Renato Braga Bettega, na semana passada.

O órgão tem atualmente 39 vagas para a carreira, de acordo com informações do Departamento da Magistratura do órgão, e a expectativa é que o concurso aberto em dezembro de 2016, preencha parte dessas vagas, mas que em breve seja feito um novo certame para as demais.


Último concurso

O último concurso ainda está em andamento e 14 candidatos vão passar pela prova oral, marcada para 25 e 26 de junho. A próxima e última etapa é a avaliação de títulos. O certame oferece cinco vagas imediatas e recebeu 7.720 inscrições. As provas objetivas e discursivas foram realizadas no decorrer de 2017.

Para o cargo de juiz substituto é preciso ter diploma de bacharel em direito, além de três anos de atividade jurídica. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é a banca organizadora do concurso. De acordo com o portal da transparência, em dezembro de 2017, o salário bruto para o cargo de juiz substituto foi de R$ 24.818,89.

Para quem deseja se preparar para o próximo concurso é importante se basear neste processo seletivo que está em andamento. A prova objetiva teve 100 questões de múltipla escolha, foi aplicada em 3 de abril de 2017 e cobrou conhecimentos nas seguintes disciplinas: direito civil, processual civil, do consumidor, da criança e do adolescente, penal, processual penal, constitucional, eleitoral, empresarial, tributário, ambiental, administrativo, juizados especiais, código de normas e código de organização e divisão judiciárias do estado do paraná.

Já a prova escrita e a oral exigem domínio em: direito civil, processual civil, do consumidor, da criança e do adolescente, penal, processual penal, constitucional, eleitoral, empresarial, tributário, ambiental, administrativo e formação humanística: sociologia do direito, psicologia judiciária, ética e estatuto jurídico da magistratura nacional, filosofia do direito e teoria geral do direito e da política.

Para conferir todo o conteúdo programático, acesse o edital aqui.

Mais concurso

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) oferece 18 vagas de nível superior no novo concurso publico. A remuneração inicial é de R$ 16.396,06, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições serão aceitas até 6 de julho, pelo site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC).

PESQUISA DE CONCURSOS