Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Brasilienses devem comparecer em peso para as provas da Câmara de Goiânia

Novo concurso público da Câmara Municipal de Goiânia chama a atenção pela proximidade de lotação com o DF, quantidade de vagas, carreira, salários e conteúdo programático

17/07/2018 09:33 | Atualização: 17/07/2018 16:16

Lorena Pacheco

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
Com distância média de três horas entre a capital do Brasil e a capital de Goiás, o novo concurso público lançado pela Câmara Municipal de Goiânia deve chamar bastante a atenção dos concurseiros brasilienses. Fatores como a proximidade (cerca de 200 km, pela BR-060), a quantidade de vagas, a carreria no Legislativo e os salários oferecidos pelo edital recém-lançado serão decisivos nesta escolha. E, de acordo com Leandro Pereira, professor especialista em direito administrativo, do IMP Concursos, o conteúdo programático também pode influenciar na participação de concurseiros residentes além das terras goianas.


Pereira acredita que os concurseiros brasilienses devem comparecer em peso para realizar os exames. “Concurseiro vai a onde tem vaga e Goiânia é logo ali.” Sobre o cargo que oferece a maioria das vagas (agente administrativo, com 27 oportunidades imediatas), o especialista avalia que o edital está fácil e não muito abrangente. “A banca não traz muitas surpresas para quem já vem estudando direito administrativo, salvo com relação a parte de bens públicos, que trata o Código Civil (Lei nº 10.406/2002), do artigo 98 a 103. Essa parte deve ganhar mais atenção. No mais, o edital não traz estrutura do Estado, só entidades e órgãos, e não tem aprofundamento, o que otimiza o conteúdo para os candidatos.”

Sobre a banca, Pereira diz que a letra da lei deverá ser mais cobrada do que a interpretação da mesma. “Quem já vem estudando as disciplinas básicas de concursos, a preparação deverá ser feita mais por meio de exercícios. Mas acredito que quem começar do zero a estudar agora para este concurso também terá chances de ser aprovado.” Vale ressaltar que faltam menos de dois meses para a aplicação dos exames, em 2 de setembro.

Concorra!

São oferecidas 75 oportunidades de preenchimento imediato, além de formação de cadastro reserva, a candidatos com nível médio ou superior de formação. As vagas são para assistentes e assessores técnicos legislativos e os salários variam de R$ 4.379,33 a R$ 6.737,44.

Quem tem nível médio pode se candidatar aos postos de agente administrativo, agente de segurança do Plenário, editor de vídeo, fotógrafo, operador de switcher e técnico em segurança do trabalho. Já que é formado no Ensino Superior pode disputar as oportunidades de administrador, analista de sistemas, assessor geral, assistente social, biblioteconomia, cerimonialista, contador, economista, educador físico, enfermeiro do trabalho, médico do trabalho, revisor de texto, secretário executivo, web designer, tradutor e intérprete de Libras, procurador jurídico legislativo e designer gráfico.

De acordo com o edital, divulgado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que é a banca organizadora da seleção, 5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência.

As provas objetivas vão cobrar conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática, história e geografia de Goiás e Goiânia, legislação específica e conhecimentos específicos. Saiba mais detalhes sobre o concurso e sobre o período de inscrições aqui!

PESQUISA DE CONCURSOS