De acordo com o projeto básico do processo seletivo, a avaliação dos candidatos será composta por provas objetivas, que vão abordar os diversos componentes curriculares ofertados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com no mínimo 100 itens, sendo o mínimo de 60 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos. Os candidatos que vão atuar nos Centros Interescolares de Língua (Cil's) ainda passarão por banca de proficiência.
Segundo o projeto, a contratação dos professores substitutos será para suprir carências provisórias decorrentes da afastamento legal temporário de professor efetivo da Secretaria ou de carências temporárias. O contratado, além da efetiva substituição na regência e coordenação pedagógica, deverá participar de eventos e projetos, proceder à escrituração em diários de classe, relatórios e mais documentos referentes a turmas e alunos vinculados ao professor substituído.
O candidato aprovado comporá o banco de reservas da pasta para atuar na Educação Básica e receberá como remuneração (vencimento básico + gratificação) R$ 5.016,53 se trabalhar 40 horas, e R$ 2.508,26 se trabalhar 20 horas por semana. Serão admitidas inscrições de quem tem graduação em nível superior de licenciatura plena ou bacharelado/tecnólogo, habilitado em disciplina similar, com aprovação no componente curricular pleiteado, desde que comprovado que tenha cursado o componente em no mínimo três semestres e/ou 180 horas.
Os aprovados serão regidos pelo disposto no artigo 11 da Lei nº 4.266, de 11 de dezembro de 2008, estando vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, nos termos da Lei nº. 8.647, de 13 de abril de 1993.
Já o contrato com a futura banca será de 12 meses, contados a partir de sua assinatura, com possibilidade de prorrogação nos termos da legislação em vigor, para a execução de seu objeto e prazo indeterminado para as ações judiciais eventualmente propostas. Todas as despesas com a execução dos serviços serão provenientes da taxa de inscrição.
Serão considerados como critérios de escolha da instituição a experiência na realização
e execução de concursos públicos e/ou processos seletivos, todos devidamente comprovados por meio de atestados de capacidade técnica; o valor da taxa de inscrição; o percentual do repasse ao Fundo Pró-Gestão e o prazo de realização do Processo Seletivo Simplificado, entre outros.
O governo tem pressa
Apesar de não ter se cumprido a promessa do governador Rodrigo Rollemberg, de que o edital seria lançado na semana passada, o governo tem pressa. O objetivo é que a seleção seja lançada logo para que as carências provisórias antes do início do ano letivo de 2019 sejam preenchidas. Para tanto, o resultado final do processo seletivo simplificado deve ser divulgado em 29 de novembro.
Áreas de atuação
De acordo com o projeto básico, poderão ser contratados professores substitutos dos seguintes componentes curriculares:
Arte; atividades; biologia; ciências naturais; educação física; filosofia; física; geografia; história; informática; lem/espanhol; lem/francês, lem/inglês; lem/japonês; língua portuguesa; letras libras; matemática; química; sociologia; música; administração; contabilidade; informática; direito; psicologia; engenharia; telecomunicações; eletrotécnica; informática; eletrônica; nutrição; enfermagem; odontologia; biomedicina; farmácia; fisioterapia.
Locais de atuação: todas as regionais de ensino.