O Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército Brasileiro abriu mais um concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM). O edital de abertura foi publicado no Diário Oficial da União, edição desta quarta-feira (25/7). São cinco vagas imediatas, sendo uma reservada a pessoas negras. Os aprovados deverão exercer atividades pelo período mínimo de cinco anos. A remuneração é de R$ 8.245, referente ao posto de primeiro-tenente.
Para participar da seleção é preciso ter graduação em engenharia civil na área de fortificação e construção, ter, no máximo, 26 anos em 2019, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, e não ter sido condenado nem estar respondendo a processo perante a justiça criminal, comum ou militar, seja na esfera federal ou estadual.
Avaliações
Para classificar os candidatos, o edital de abertura prevê a aplicação de exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física e curso de formação. A primeira fase é composta de uma prova de conhecimentos específicos em engenharia civil na área de fortificação e construção, e duas provas sobre português e inglês. Essas avaliações estão marcadas para 31 de outubro e 1° de novembro.
A última etapa é o curso de formação, no qual é necessário passar pelo período de adaptação, no qual os candidatos se concentram no IME em período integral, no regime de internato, para que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira. Também terão as instruções iniciais sobre a doutrina militar, sobre o curso e serão submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar.
Após o período de adaptação, os candidatos são matrículas no Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM). Após a conclusão e aprovação no primeiro curso, o aluno será aceito no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM). Os aprovados em todas as etapas do concurso serão graduados como primeiro-tenente do QEM.
Inscrições
As inscrições serão abertas em 1º de agosto e vão até 6 de setembro. O candidato deverá preencher formulário disponibilizado no site www.ime.eb.br. A taxa é de R$ 110.Leia também: Concursos das Forças Armadas passam a oferecer cotas raciais