Assim, o Iphan vai reabrir as inscrições para aqueles que desejam concorrer entre 27 de agosto e 10 de setembro. A taxa permanece R$ 117. De acordo com a banca organizadora da seleção, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), aqueles que já se inscreveram neste cargo não precisam realizar uma nova inscrição.
O cronograma do concurso para os candidatos ao cargo 2 também muda, já que as provas objetiva e discursiva agora estão previstas para 21 de outubro. Confira a retificação em sua íntegra aqui.
Entenda o caso
As provas seriam aplicadas para o cargo, juntamente com os demais postos, já neste fim de semana, em 26 de agosto. Mas, segundo o MPF, o edital não permitia a participação de arqueólogos que não tenham diploma de curso superior de graduação em arqueologia, mas que estejam habilitados nos termos do artigo 2º da Lei 13.653/2018, que regulamenta a profissão.A decisão determinou, ainda, a retificação do edital do concurso de modo a permitir a participação das pessoas que se enquadram na situação descrita na lei com a reabertura do prazo de inscrições. Para o MPF, "a não observância no Edital das situações previstas no artigo 2º da citada lei, que define quem pode exercer a profissão de arqueólogo, causa imenso prejuízo a uma expressiva parcela de profissionais de arqueologia que estariam impedidos de participar do concurso, mesmo possuindo qualificação para tal conforme a lei". Saiba mais aqui.