
De acordo com Aragonê Fernandes, professor de direito constitucional do Gran Cursos Online e juiz de direito do TJDFT, é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no concurso público. "A Codhab não é um órgão muito conhecido em outros estados, o que faz afastar a concorrência de fora do DF". Além disso, o professor afirma que com seleções de âmbito nacional ocorrendo na mesma época, como MPU, que concentra boa parte do público concurseiro, faz com que a competição não seja tão acirrada.
Com as provas previstas para 18 e 25 de novembro, é preciso estar atento a todos os detalhes do edital. "Um erro frequente dos candidatos é estudar só as matérias que eles têm maior afinidade, em especial as específicas do cargo escolhido. Meu conselho é estudar um pouco de todas as disciplinas", aponta Fernandes. "É bom investir na parte de português e de legislação, que é fundamental para quem quer se sair bem”, comenta.
Como não há provas anteriores do órgão para se basear, o especialista aconselha refazer as provas anteriores do Instituto Quadrix, a organizadora do concurso. "Dê atenção nos exames mais recentes. Antigamente as provas eram muito simples e cobravam apenas o texto da Constituição sem grande grau de dificuldade, mas a banca tem evoluído e as provas têm ficado mais elaboradas', explica.
Outra dica do professor é que o candidato escolha algum curso preparatório para buscar apoio junto a especialistas, para saber quais os pontos mais relevantes a serem estudados. "É aconselhável apoiar-se em vídeo aulas ou aulas presenciais, para ter o direcionamento dos destaques cobrados pela banca. Em ambos, é importante disciplina", finaliza.
Sobre a prova
Conforme o regulamento, são oferecidas 236 vagas, sendo 59 de provimento imediato e 177 para formação de cadastro reserva. Os salários vão de 2.500 a R$ 4.995,45, para 40 horas semanais de trabalho. As vagas para nível médio são para assistente (agente administrativo, técnico em edificações e técnico em topografia) e as de nível superior são para analista (para formados em administração, arquitetura e urbanismo, assistência social, contabilidade, direito e legislação e engenharia).
A prova para nível superior ocorrerá dia 18 de novembro e a de nível médio dia 25 de novembro.
Para quem estiver interessado, ainda é possível fazer inscrição, que estará aberta até 16 de outubro pelo site do Instituto Quadrix, que é a banca organizadora do certame.
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende.
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende.