Os aprovados serão lotados em São Paulo, Santos, Vale do Ribeira, Campinas, Taubaté, Piracicaba, Sorocaba, Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
O edital reserva 10% das vagas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros.
As inscrições custam R$ 140 e podem ser feitas pelo site da banca organizadora www.vunesp.com.br, de 29 de outubro a 7 de dezembro.
Os candidatos farão provas objetivas, com 60 questões de múltipla escolha com cinco itens cada, sobre língua portuguesa, matemática, noções de informática e conhecimentos específicos. Haverá ainda prova dissertativa sobre u estudo de caso. Os testes terão até cinco horas de duração e serão aplicados em 10 de fevereiro de 2019, à tarde.
O que vai cair na prova do MPSP
Conhecimentos básicos
Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.Matemática
Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números reais, nas suas possíveis representações; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas–quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas –tabela ou gráfico; Tratamento da informação – médias aritméticas; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.Noções de Informática
MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
Conhecimentos específicos
Administrador
Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Introdução à administração pública: contorno institucional e organizacional. Regime jurídico dos servidores públicos -Lei Complementar nº 68, de 03/07/2006, com alterações subsequentes. Recursos humanos: os servidores públicos nas administrações direta e indireta; cargos de carreira e comissão: celetista e estatutário; planejamento de recursos humanos: dimensionamento, competências essenciais; recrutamento e seleção no setor público; treinamento e desenvolvimento: conceitos; autodesenvolvimento; organizações do aprendizado. Gestão por competências. Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Gestão por processos. Sistemas e métodos: teoria das organizações; desenho de organizações: tipos e forma de configurações organizacionais; metodologia para redesenho de processos e organizações. Planejamento socioeconômico na administração pública: planejamento orçamentário financeiro: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual; avaliação de planos e projetos; Lei nº 4.320/1964; Lei Complementar nº 101/2000. Recursos patrimoniais e materiais: introdução à administração patrimonial e de materiais; suprimentos: Lei Federal nº 8.666/93. Lei nº 10.520/2002. Controladoria: conceitos básicos; financeira x controladoria estratégica; o papel da controladoria estratégica como suporte à gestão de políticas públicas, com ênfase na eficácia da governança das organizações do setor público. Formas de organização do Estado: público e privado: o papel do Estado e as parcerias na realização de políticas públicas: formulação, delegação, autonomia e controle. Gestão de projetos. Juros simples e composto, descontos.Raciocínio lógico e estatística: probabilidade e medidas de posição –média, mediana e moda.Contador
Contabilidade geral: Conceituação, objetivos, campo de atuação e usuários da informação contábil. 2. Estrutura Conceitual da Contabilidade. 3. Componentes do patrimônio: Ativo, passivo e patrimônio líquido. Conceitos, forma de avaliação e evidenciação. 4. Variação do patrimônio líquido: Receita, despesa, ganhos e perdas. Apuração dos resultados. Conceitos, forma de avaliação e evidenciação. 5. Escrituração contábil: Método das partidas dobradas; Contas patrimoniais e de resultado; Lançamentos contábeis. 6. Balanço patrimonial. Estrutura, forma de evidenciação, critérios de elaboração e principais grupamentos 7. Ativo circulante. Estrutura, evidenciação, conceitos, formas e métodos de avaliação. Tratamento contábil das contas redutoras. 8. Ativo Não Circulante-Ativo realizável a longo prazo. Composição, classificação das contas, critérios de avaliação, aderência aos princípios e normas contábeis e tratamento das contas redutoras. 9. Ativo Não Circulante-Investimentos. Formação, classificação das contas, métodos de avaliação, tratamento contábil específico das participações societárias permanentes. 10. Ativo Não Circulante-Imobilizado. Itens componentes, métodos de avaliação, tratamento contábil, processo de avaliação a valor justo, tratamento das baixas e alienações. 11. Ativo Não Circulante-Intangível. Tratamento contábil, itens componentes e critérios de avaliação. 12. Passivo Circulante: Composição, classificação das contas, critérios de avaliação, aderência aos princípios e normas contábeis e tratamento das provisões. 13. Passivo Não Circulante. Estrutura, evidenciação, conceitos, formas e métodos de avaliação. 14. Tratamento contábil das provisões. 15. Patrimônio líquido: Itens componentes, evidenciação, métodos de avaliação, tratamento contábil, classificação, formas de evidenciação, distribuição dos resultados, constituição e reversões de reservas, ações em tesouraria. Mudança no tratamento dado à contabilização de prêmios na emissão de debêntures e subvenções e doações para investimento. 16. Demonstração do Resultado do Exercício. Receita de Vendas. Tributos sobre Vendas na sistemática cumulativa e não cumulativa. Custo das mercadorias vendidas, dos produtos vendidos ou dos serviços prestados. Despesas de vendas, gerais e administrativas. Receitas e Despesas financeiras. Tributos sobre a Renda. Lucro líquido do Exercício. 17. Demonstração do Resultado Abrangente. Definição de Resultado Abrangente e Outros Resultados Abrangentes. 18. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: Conteúdo, itens evidenciáveis e forma de apresentação. 19. Demonstração dos Fluxos de Caixa: Conceitos, principais componentes, formas de apresentação, critérios e métodos de elaboração. 20. Análise das demonstrações Financeiras: índices de liquidez, endividamento e rentabilidade. 21. Lei nº 6.404/76 atualizada e Normas Brasileiras de Contabilidade aprovadas pelos Pronunciamentos Técnicos do CPC e Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (NBC TGs). 22. CONTABILIDADE DE CUSTOS. 23. Principais sistemas de custeio: Absorção, Variável e Padrão. 24. Apuração do Custo dosProdutos Vendidos no Custeio por Absorção. Material Direto, Mão de Obra Direta e Custos Indiretos de Fabricação. 25. Custeio variável: margem de contribuição unitária, e análise das relações custo-volume-lucro. Tomada de decisões gerenciais com base no Custeio Variável. 26. Custeio Padrão. Apuração das variações favoráveis e desfavoráveis. 27. AUDITORIA INTERNA E EXTERNA. 28. Planejamento da Auditoria. 29. Risco de Auditoria. 30. Papéis de trabalho. 31. Evidência em Auditoria. 32. Normas de execução dos trabalhos de auditoria. 33. Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos. 34. Aplicação dos procedimentos de auditoria. 35. Documentação de auditoria. 36. Amostragem Estatística. 37. Relatório do auditor. Sem ressalva, com ressalva, com parágrafo de ênfase e com abstenção deopinião. 38. Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria (NBC TAs). 39. CONTABILIDADE PÚBLICA. 40. Princípios Orçamentários. 41. Receita Orçamentária. Conceito. 42. Classificação e Etapas da Receita Orçamentária. 43. Ingressos Extraorçamentários. 44. Despesa Orçamentária. Conceito. 45. Classificação e Etapas da Despesa Orçamentária. 46. Pagamentos Extraorçamentários. 47. Restos a Pagar processados e não processados. 48. Despesas de Exercícios Anteriores. 49. Suprimentos de fundos e Cartão Corporativo. 50. Variações Patrimoniais quantitativas (efetivas) e qualitativas. 51. Demonstrações Contábeis do Setor Público: Balanço orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais. 52. Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP). Lei nº 4.320/1964. 53. LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL. 54. Elaboração Orçamentária: Plano Plurianual de Investimentos, Lei das Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. 55. Receita Corrente Líquida dos entes federados. 56. Renúncias de Receita. 57. Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado. 58. Limites e controles com Despesa de Pessoal. 59. Destinação de Recursos para o Setor Privado. 60. Dívida e Endividamento. Limites. Recondução da Dívida para os seus limites. 61. Operações de Crédito. Condições e Vedações. 62. Restos a Pagar no último ano de mandato do chefe do Poder Executivo. 63. Gestão Patrimonial. Transparência da Gestão Fiscal. Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Relatório de Gestão Fiscal. 64. Licitações. 65. Lei Complementar nº 101/2000 e Lei nº 8.666/1993.