Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Dicas: edital da SEDESTMIDH exige candidatos com 'olhar aberto', diz especialista

Aguardado há anos, o edital do concurso da SEDESTMIDH foi finalmente lançado no DODF de hoje

27/11/2018 17:34 | Atualização: 29/11/2018 13:54

Lorena Pacheco

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Centro de Recolhimento e Assistencia Social - CRAS da Ceilandia.
Nesta terça-feira (27/11) é comemorado o Dia de Doar, e não poderia haver data mais propícia para que o concurso público da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) fosse lançado. A pasta tem como objetivo primordial garantir e efetivar o direito à proteção social para a população em situação de vulnerabilidade e risco. Portanto, solidariedade, empatia, comprometimento e crítica são características que devem fazer parte do perfil dos candidatos que pretendem concorrer na seleção.


É o que afirma o professor de serviço social do Gran Cursos Online, Douglas Gomes. Segundo o especialista, principalmente com relação aos cargos de nível médio, que são mais generalizados, deverá haver muita concorrência, o que é natural, porém, é essencial que o profissional que for aprovado neste concurso tenha, pelo menos, um olhar aberto. “Quando falamos em passar concurso público, é de fato um sonho de muita gente, mas não podemos esquecer da satisfação em ocupar determinado cargo. É preciso entender a função e, neste caso, o olhar político sobre a sociedade é importante. Para a SEDESTMIDH, o candidato deve ter pelo menos abertura para aprender com a diversidade pela diferença, já que vai atuar com uma série de violações de direitos. Se não existir esse olhar, haverá dificuldade,” avisa. “Estamos num período que precisamos vivenciar o comprometimento voltado pra instalação de processos de justiça social, a gente precisa perceber que há desigualdade na nossa sociedade e precisamos de pessoas para estabelecer serviços e projetos que alterem essa realidade em sua discrepância”.

Sobre o edital de abertura, o professor achou interessante que, já na linha dos conhecimentos gerais, o concurso trouxe muito sobre assistência social e temas correlatos, conteúdos que geralmente são mais atrelados aos conhecimentos específicos de cargos de nível superior, como assistente social e psicólogo. “Por isso, todos os candidatos de todos os postos devem se atentar para compreender assuntos como gênero, violência ao idoso, preconceito e discriminação, que devem inclusive ser temas da dissertação de nível superior”.


Com mais de três meses para a aplicação das provas, marcadas para 10 de março de 2019, os candidatos que já vinham estudando matérias mais gerais, agora poderão cair de cabeça nos estudos dos conhecimentos específicos em assistência social. De acordo com Gomes, os concursandos devem ter sólido os saberes sobre o Sistema único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (Suas), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) e Norma Operacional Básica da Assistência Social (NOB/SUAS). “Esse leque de itens é a raiz da SEDESTMIDH. Depois que isso estiver bem fixado, o candidatos também deve estar familiarizado com o funcionamento da Previdência Social (INSS), ter conhecimento crítico principalemte com relação à situação da mulher, dos idosos e da população em situação de rua. Além de dar destaque para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”

Sobre o Instituto Brasil de Educação (Ibrae), o professor admite que não é uma banca muito comum, mas que não deve fugir da identidade do órgão público. “Acredito que o candidato tem que estar atualizado com relação aos últimos dados governamentais sobre esses segmentos, principalemte em termos de proteção e prevenção da violência, que também tem grande chance de ser cobrado na prova discursiva de nível superior.” Para tanto, Gomes recomenda baixar os últimos relatórios do governa nacional sobre o assunto para saber como o Brasil está em termos de política e programas sociais. “Consultar o site dos ministérios dos Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, relatórios da própria SEDESTMIDH, da Secretaria da Criança e da Saúde... é um bom inicio de preparação.”

 

O concurso 

São oferecidas 1.884 vagas, sendo 314 oportunidades para preenchimento imediato e o restante para formação de cadastro reserva. Há chances de nível médio e superior, com salários que variam de R$ 2.600 a R$ 3.599,70, para 30 horas de trabalho semanal. Confira mais informações sobre os editais aqui! 


PESQUISA DE CONCURSOS