Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Controladoria-Geral do Ceará lança concurso com 25 vagas para auditor

Podem participar candidatos com nível superior em qualquer área de formação

03/12/2018 10:42 | Atualização: 03/12/2018 11:03

Lorena Pacheco

USP Imagens
Foi lançado o edital de abertura do novo concurso público da Controladoria-Geral do Ceará (CGE/CE), divulgado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Foram abertas 25 vagas de provimento imediato para o cargo de auditor de controle interno, que exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação.


De acordo com o regulamento da seleção, o vencimento inicial dos auditores é de R$ 4.281,16, valor correspondente a 40 horas de trabalho por semana, mas a ele é acrescido:

  • Gratificação de Desempenho de Atividade de Auditoria (GDAA), correspondente ao percentual de até 60% incidente sobre o valor da última classe/referência da respectiva tabela de vencimento da carreira (até a 1ª avaliação de desempenho, a GDAA corresponderá a até 52,5%);

  • Gratificação de Titulação, calculada sobre o vencimento básico da respectiva referência ocupada pelo servidor, sendo 15% para o título de especialista, 30% para o título de mestre e 60% para o título de doutor (percentuais não acumuláveis).

São cinco áreas de atuação que os candidatos poderá escolher disputar: campo de atuação governamental, campo de atuação de obras públicas, campo de atuação de tecnologia da informação, área de correição e área de fomento ao controle social. (Veja a tabela de distribuição de vagas ao lado)

O concurso será composto por provas objetivas, curso de formação, avaliação psicológica, avaliação de títulos e avaliação biopsicossocial para os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência (5%).

Importante! O critério de uma questão respondida de forma errada anular uma respondida corretamente não será aplicado neste concurso pelo Cebraspe!

Como participar?

O candidato interessado em participar do concurso da CGE/CE pode se inscrever pelo site do Cebraspe, entre as 10h do dia 17 de dezembro até às 18h de 4 de janeiro de 2019. A taxa custa R$ 150. (Horário oficial de Brasília)

As provas vão cobrar conhecimentos em língua portuguesa; administração pública; língua inglesa ou espanhola; raciocínio lógico, quantitativo e analítico; administração financeira e orçamentária, auditoria governamental de processos com foco em riscos, direito administrativo, direito constitucional e conhecimentos específicos de cada área distinta de atuação.

Os exames serão aplicados em 17 de fevereiro, no turno da tarde. Serão cinco horas para responder às questões. Os locais de aplicação serão divulgados em 8 de fevereiro. Os gabaritos preliminares serão disponíveis dois dias após as provas.

Serão convocados para a matrícula do curso de formação (com 160 horas presenciais, em Fortaleza/CE) os candidatos classificados na primeira fase do concurso público, até o limite total da 75ª posição, respeitados os empates na última colocação.


PESQUISA DE CONCURSOS