Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Brigada Militar/RS retoma concurso que oferta 250 vagas

Certame foi suspenso duas vezes após incoerências no edital

09/01/2019 10:10 | Atualização: 09/01/2019 10:04

Do CorreioWeb

Divulgação/Brigada Militar RS

O concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul é retomado pela segunda vez. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do estado, e afirma que novo cronograma será divulgado dia 22 de janeiro pelo site da Fundação La Salle, junto com o edital preliminar de homologação das inscrições.


O certame havia sido suspenso em dezembro de 2018, após liminar emitida pelo Ministério Público afirmar não haver reserva de vagas para pessoas com deficiência. O edital da seleção justificava a ausência de oportunidades para deficientes pela natureza do cargo e das atividades a serem executadas. No entanto, a seleção teve permissão de continuar através de decisão da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado.

O concurso tinha sido suspenso pela primeira vez em março do ano passado, após o TCE/RS exigir retificação dos editais, como mudanças no limite de idade, determinado para até 29 anos, e reserva de pagamento, que só poderia ser feita no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). A Justiça, porém, determinou a retomada da seleção em outubro.

O novo cronograma será divulgado, no site da banca organizadora Fundação La Salle, no dia 22 de janeiro. O concurso será composto por prova objetiva de múltipla escolha, prova discursiva, exame de títulos, exame de saúde, teste de capacitação física (TAF), avaliação psicológica (testagem coletiva e entrevistas individual e em grupo) e prova oral.

A Brigada Militar oferece 250 vagas para oficiais, sendo 200 destinadas para capitão oficial da Polícia Ostensiva, e 50 para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros. Para concorrer, é necessário ter nível superior em ciências jurídicas e sociais, além de idade máxima de 29 anos, estatura mínima de 1,65m para homens e 1,60 para mulheres, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A remuneração é de R$ 11.620,55 para 40h semanais.

PESQUISA DE CONCURSOS