Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Marinha divulga edital do processo seletivo para moço de convés

Estão sendo ofertadas 30 vagas para o curso

21/02/2019 15:51 | Atualização: 21/02/2019 15:51

Victória Olímpio*

Divulgação/Marinha
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha divulga o edital do processo seletivo para admissão ao curso de formação para aquaviários moço de convés. As inscrições abrem em 25 de fevereiro e podem ser realizadas até 1º de março, pelo site da escola. A taxa de inscrição é de R$ 50. 

Estão sendo ofertadas 30 vagas para o curso que será dividido por dois períodos: o escolar (realizado em sala de aula) e um Período de Instrução no Mar (PIM). Após aprovação do período escolar, o aluno será submetido ao PIM, como praticante de moço de convés, por um período mínimo de dois meses, a bordo de embarcações mercantes.

Para participar é necessário que o candidato seja brasileiro, com idade mínima de 18 anos, possua escolaridade mínima de ensino fundamental completo, não estar na condição de réu penal, não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente e estar em dia com as obrigações da Justiça Eleitoral. 

De acordo com o edital, a validade do processo seletivo se encerrará na data da matrícula no curso. Será eliminado o candidato que deixar de comparecer, no local, dia ou horário determinados, a qualquer das etapas ou eventos programados, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito, ou descumprir as normas do edital.

Fases

1ª fase: exame de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório
2ª fase: verificação de documentos e apresentação dos atestados médicos, de caráter eliminatório
3ª fase: realização do teste de suficiência física, de caráter eliminatório
4ª fase: comprovação do tempo de embarque, de caráter classificatório
5ª fase: matrícula

A primeira etapa deve ocorrer na data provável de 31 de março e contará com disciplinas de língua portuguesa e matemática. Para a verificação de documentos é necessário levar certificado/diploma de escolaridade, comprovante de residência, titulo de eleitor e quitação eleitoral, CPF, identidade com foto, atestado médico e certificado de reservista, para candidatos do sexo masculino. 



PESQUISA DE CONCURSOS