Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Especialistas dão dicas para concurso do BRB que vai oferecer mais de 100 vagas

Um novo concurso público foi autorizado pelo governador Ibaneis no início do mês e edital deve ser publicado em abril

22/02/2019 10:20 | Atualização: 21/02/2019 16:22

Mariana Fernandes

Kleber Lima/CB/D.A Press
O Banco de Brasília (BRB) perapara um novo concurso público para este ano. Serão 113 vagas de provimento imediato e mais 2 mil de cadastro reserva, para convocação durante vigência do certame. A publicação do edital está prevista para abril e a empresa responsável pelo certamente será contratada em março, conforme anunciou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no início de fevereiro. Os primeiros aprovados devem ser convocados ainda em 2019. 

Para o professor de conhecimentos bancários Juca Siade, do IMP Concursos, o primeiro passo para se preparar para o concurso é começar a analisar as provas anteriores do certame ou de algum outro da mesma banca organizadora, para conhecer o grau de profundidade das questões cobradas. 

"Primeiramente, é necessário conhecer a área do Banco em que o candidato vai querer atuar. A dica é iniciar pelas disciplinas que o concursando tenha maior familiaridade. É preciso fazer revisões e avaliações em quantidades adequadas para reforçar o conhecimento adquirido. Isso evitará que trace um plano de estudo muito superficial ou muito complexo, evitando perda de tempo e favorecendo a eficácia nos estudos", indica.

O professor também destaca que  alguns conteúdos merecem maior destaque. "Sem sombra de dúvidas é a Estrutura do Sistema Financeiro Nacional, com as atribuições e características peculiares de cada um dos entes que a compõe. Nessa parte é exigido do candidato conhecer o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dentre outros órgãos e instituições", comenta. 

Para Siade, a maior dificuldade dos concurseiros é a falta de planejamento e não o conteúdo em si. "Muitos não se conscientizam que precisam modificar suas agendas diárias para obterem tempo de qualidade para o aprendizado. O que vejo nesses anos como professor na área de concursos públicos é que os alunos apenas acrescentam às suas rotinas mais um item que é frequentar as aulas. Essa é uma prática altamente nociva para quem realmente quer passar em um concurso público".

Já para o professor de informática Jorge Fernando, do IMP Concursos, a disciplina dele tem um peso também importante em qualquer concurso bancário. "O banco, e isso inclui o BRB, é feito praticamente de tecnologia. Se a informática é boa, o banco é bom. Neste concurso do BRB, espero um alto nível das questões, como de costume, e apontamentos quanto a assuntos atuais: novidades de computação em nuvem, tecnologias de recursos de segurança e informática em dispositivos móveis", explica.

Com a previsão de aplicação das provas em abril, os concurseiros precisam otimizar o tempo. "O aluno deve começar procurando um curso preparatório de confiança e estudar com um especialista. Informática não é a matéria mais difícil, mas, se estudada sem a orientação de um professor, pode ser um grande problema para o aluno, pois o candidato corre o risco de estudar muita informação que não cai na prova e assim perderá muito tempo e produtividade", aconselha.

Em relação ao conteúdo a ser priorizado, o professor aponta Segurança da Informação como o principal. "Quase todo conteúdo de informática é conectado e tem muita lógica. O aluno tem que ter uma boa noção de tudo.  Atualmente, os assuntos mais cobrados são os conceitos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e Intranet. Esse assunto, automaticamente, pode ser relacionado com todo o resto do conteúdo e, por isso, é o mais cobrado".

Expectativa

Segundo o diretor-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, a abertura do concurso demonstra o investimento no fortalecimento do BRB. “Para que os pensavam e apostavam em privatização e enfraquecimento do banco público, isso mostra que nossa agenda é outra”, esclarece. 

Costa ressaltou também que esse novo concurso demonstra que a instituição está se preparando para assumir protagonismo no DF, com foco em inovação e na valorizaçao de profissionais do banco. " O BRB tem uma agenda de expansão. Queremos aumentar a nossa participação no mercado e, por isso, o lançamento do concurso público é elemento fundamental nessa estratégia".

Diferente das últimas edições, o novo certame deve exigir mais conteúdos e competências ligados à inovação e ao mundo digital. "O objetivo é transformar o BRB em um banco mais ágil e mais moderno, como foco na melhora do atendimento dos nossos clientes. Dessa forma, temos intenção de selecionar profissionais com habilidades compatíveis aos novos desafios do mercado financeiro", ressaltou o presidente do banco. 

Todos os detalhes serão divulgados na publicação do edital.

Último concurso

O último edital para analistas de TI foi aberto em 2013 e ofereceu 10 vagas, com remuneração de R$ 4,8 mil. Além do salário, a instituição financeira pública do Distrito Federal ainda oferece promoção por antiguidade anual; possibilidade de promoção por merecimento; concessão de cinco abonos-assiduidade ao ano; possibilidade de ascensão e  desenvolvimento  profissional;  participação nos lucros e resultados,  nos  termos  da  legislação  pertinente  e  acordo  sindical  vigente;  possibilidade  de  participação  em plano  de  saúde  e  em  plano  de  previdência  complementar;  auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta-alimentação; auxílio natalidade e prorrogação de licença maternidade; e auxílio creche.

PESQUISA DE CONCURSOS