Estão sendo ofertadas 33 vagas, sendo duas destinadas a candidatos com deficiência. Os aprovados exercerão jornadas de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva, para receberem remuneração inicial de R$ 10.058,56.
As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje até 24 de abril, pelo site do Instituto. A taxa é de R$ 138 e estarão isentos candidatos doadores de medula óssea e candidatos inscritos no CadÚnico.
Para assumir o cargo é necessário ter diploma de conclusão de curso superior de bacharel em direito, três anos de prática forense, após a conclusão do curso, ou três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública. É necessário ainda estar com situação regular junto à Secretaria da Receita Federal, ter saúde física, psiquiátrica e aptidão psicológica adequada ao exercício das atividades.
O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a depender do órgão.
Seleção
- Primeira etapa: exame intelectual, prova objetiva
- Segunda etapa: exame intelectual, prova escrita e discursiva
- Terceira etapa: exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico
- Quarta etapa: prova oral
- Quinta etapa: comprovação e avaliação de títulos e comprovação do cumprimento mínimo de prática forense ou em atividade policial
- Sexta etapa: sindicância de vida pregressa
- Sétima etapa: aprovação em Curso De Formação Profissional ministrada pela Academia de Polícia Civil
A prova objetiva ocorrerá na data provável de 14 de julho e contará com disciplinas de direito – penal, processual penal, administrativo, constitucional, humanos e civil, criminologia, medicina legal judiciária e legislação estadual. Já a prova discursiva terá áreas de conhecimentos de peça prática, direito penal, direito processual penal e direito constitucional.