Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Bolsonaro afirma que concursos para diplomatas serão mantidos

No início da gestão, o presidente decidiu cancelar todos os novos concursos do país, mantendo apenas os confirmados anteriormente

03/05/2019 12:57

Bernardo Bittar

Marcos Corrêa/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro
Após anunciar um corte nos concursos públicos, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta sexta-feira (3/5) que os certames para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) serão mantidos pelo governo federal. No início da gestão, o presidente decidiu cancelar todos os novos concursos do país, mantendo apenas os confirmados anteriormente. 

O anúncio do presidente foi feito durante almoço de formação de novos diplomatas formados pelo Instituto Rio Branco, mantido pelo MRE. O presidente disse que o concurso deste ano e dos anos subsequentes serão mantidos pelo governo federal. Provavelmente, este será o único concurso público de 2020. Há cerca de 30 vagas disponíveis anualmente.

Na página oficial do Instituto Rio Branco, há explicações sobre o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), detalhando o processo seletivo. De acordo com o site, o certame é realizado ao menos uma vez por ano desde 1996. Após o anúncio, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou em sua conta no Twitter que o presidente “vai manter os concursos deste ano e dos anos subsequentes”, confirmando mais uma vez a informação.

PESQUISA DE CONCURSOS