O curso é gratuito e terá início em 3 de fevereiro de 2020. Durante as aulas, a bolsa-auxílio é de cerca de R$ 1.176 mensais, além de alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação.
As provas serão realizadas em Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Amapá/AP, Piauí/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Paranaguá/PR, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Santos/SP, São Paulo/SP e Manaus/AM.
O candidatos serão ser submetidos a prova escrita objetiva de matemática e inglês no primeiro dia e a prova escrita objetiva de física, português e de redação no segundo dia de exames, previstos para a 2ª quinzena de agosto e 1ª quinzena de setembro. Haverá ainda verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação e corrida), avaliação psicológica, verificação de documentos, procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração e período de adaptação.
Requisitos
Para participar é necessário ter entre 18 e 23 anos de idade no primeiro dia de janeiro de 2020; ter concluído, com aproveitamento, ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio; não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, condição que deve permanecer durante todo o curso da Escola Naval, entre outros.