Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

MPCE divulga regulamento para novo concurso: serão 44 vagas!

Próximo passo será o contrato com a banca organizadora

28/06/2019 11:34 | Atualização: 28/06/2019 13:32

Victória Olímpio*

Divulgação/MPCE
Foi aprovado pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores o regulamento com as normas para realização do novo concurso público do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O certame ofertará 44 vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de procurador. 
 
O documento agora seguirá para o Colégio de Procuradores para elaboração do edital. A previsão é de que o concurso ocorra ainda este ano. O próximo passo após a elaboração do edital será a seleção e contratação da banca organizadora que será responsável pela organização e realização do concurso. 

De acordo com Plácido Rios, procurador-geral de Justiça, atualmente 83 cargos estão vagos na Câmara, nas entrâncias inicial, intermediária e final.

“Isto representa um prejuízo considerável aos trabalhos do MP, pois muitos colegas respondem pelo trabalho de vários municípios ocasionando um desequilíbrio no atendimento às demandas sociais afetas ao MP, o que será corrigido com o concurso em pauta”, disse Rios. 

Regulamento

De acordo com o documento a seleção será realizada por prova objetiva, provas discursivas, inscrição definitiva (exames de sanidade física e mental, sindicância da vida pregressa e investigação social), prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos.

Para assumir o cargo é necessário ter concluído curso de bacharelado em direito, ter exercido atividade jurídica por, no mínimo, três anos e não registrar condenação criminal. O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a depender do órgão. 

Último concurso 

Em 2011 foi realizado o último concurso do Ministério e ofertou 52 vagas para promotor de justiça. A remuneração foi de R$ 20.677,84. O certame foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O certame foi composto por prova objetiva, avaliações discursivas, sindicância de vida pregressa, provas orais e análise de títulos. 


* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco 

PESQUISA DE CONCURSOS