Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

HUB abre 114 vagas para residências médica e multiprofissional

As inscrições serão abertas em setembro

30/08/2019 11:18

Mariana Fernandes

Alvaro Henrique/Esp.CB/D.A Press
A Universidade de Brasília (unB) tornou público um novo edital de residência para o Hospital Universitário de Brasília (HUB). Ao todo, serão oferecidas 114 vagas,sendo 87 para residência médica e 27 para residência multiprofissional. O HUB pertence a rede Ebserh ( Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Os aprovados receberão bolsa de estudos. 


O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será o organizador e realizará o processo seletivo utilizando o Método Cespe. 

Para concorrer é necessário ter diploma, certificado ou declaração de conclusão de gradução em medicina, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ter inscrição definitiva ou provisória no Conselho Regional de Medicina do DF. 

As inscrições serão realizadas, por meio do site do Cebraspe, entre 16 e 27 de setembro. A taxa é de R$ 575 para residências médicas e R$ 300 para residências multiprofissionais. O pagamento deve ser efetuado até 16 de outubro de 2019.

O prazo de validade do processo seletivo se esgota em 1º de abril de 2020.

Residência médica


A residência médica será composta por três etapas: prova objetiva, prova prática de habilidades clínicas, somente para candidatos aos programas de residência de acesso direto, e avaliação de títulos. Todas as fases serão realizadas no Distrito Federal. 

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 29 de outubro de 2019, em locais informados posteriormente pelo Cebraspe. O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o site da banca para verificar o local de prova. 

As vagas são distribuídas nas áreas de anestesia, cirurgia-geral, cirurgia-geral pré-requisito em área cirúrgica básica, clínica médica, dermatologia, infectologia, medicina de família e comunidade, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, patologia, pediatria, psquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem e radioterapia. 

Para os programas de residência médica em especialidades com exigência de pré-requisito, serão
oferecidas as vagas relacionadas às áreas de cancerologia clínica, cardiologia, cirurgia do aparelho digestivo, coloproctologia, endocrinologia, endocrinologia pediátrica, endoscopia respiratória, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, geriatria, hematologia e hemoterapia, mastologia, nefrologia, neonatologia, neurologia pediátrica, pneumologia, reumatologia, transplante renal - nefrologia, transplante renal - urulogia, urologia.

Residência multiprofissional 

A residência multiprofissional será composta de exame de habilidades e conhecimentos, mediante a prova objetiva. As provas serão realizadas no Distrito Federal. 

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 29 de outubro de 2019, em locais informados posteriormente pelo Cebraspe. O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o site da banca para verificar o local de prova. 

As vagas estão distribuídas em programas multiprofissionais em atenção básica, oncológica e cardiopulmonar, nas áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, saúde coletiva, enfermagem, fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Os programas terão a duração de dois anos, carga horária de 60 horas semanais e regime de dedicação exclusiva. Eles terão como cenário de prática o HUB e, em atenção básica, obedecendo à legislação, a Região de Saúde Leste do Distrito Federal, além do próprio HUB.



PESQUISA DE CONCURSOS