Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

IBGE lança edital de seleção com 2.658 vagas de nível médio

Após muita espera, o edital de abertura da seleção do IBGE foi lançado no DOU desta quarta-feira (25). As inscrições começarão às 10h

25/09/2019 07:14 | Atualização: 25/09/2019 11:08

Lorena Pacheco

Divulgação/IBGE
Os aprovados vão atuar no Censo Demográfico 2020
O edital de abertura do processo seletivo simplificado da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi lançado no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta feira (25/09)! Os aprovados vão atuar no Censo Demográfico 2020. 

São 2.658 vagas, sendo 1.343 para coordenador censitário subárea, com retribuição mensal de R$ 3600; e 1.315 vagas para agente censitário operacional, que recebe R$ 1.700. O contratado também receberá auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais. 

A lotação é em todo o Brasil! No Distrito Federal, são 35 vagas apenas para agentes. Para o mesmo posto, o local com o maior número de vagas em aberto é São Paulo, com 204 oportunidades. (Veja quadro abaixo em que as vagas foram distribuídas por capital. Já as vagas para coordenador, foram distribuídas por cidade e podem ser vistas no edital de abertura da seleção, logao mais abaixo) 

Contratos de trabalho 

A previsão de duração dos contratos temporários é de até 12 meses, podendo ser prorrogado. Sendo assim, os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último
contrato poderá ter vigência menor que 30 dias. 

As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da coleta. O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente, observados assiduidade, cumprimento de prazos e produtividade. Já a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. 

Como se inscrever na seleção do IBGE

Reprodução/Edital IBGE/FGV
Distribuição das vagas por lotação
Os interessados em participar deverão acessar o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir das 10h de hoje até as 16h de 15 de outubro. A taxa de inscrição custa 58 para coordenadores e 42,50 para agentes. 
 
O edital reserva 5% das vagas a pessoas com deficiência e 20% para candidatos pretos ou pardos. 

Requisitos para participar da seleção do IBGE 

Quem quiser concorrer ao cargo de agente censitário operacional precisa ter formação de nível médio completo, já para concorrer ao posto de coordenador censitário subarea é necessário nível médio completo e carteira nacional de habilitação, definitiva ou provisória, de no mínimo categoria B. 


Cronograma da seleção do IBGE
Prova do IBGE 

A seleção será coposta por provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, e serão realizadas nos municípios de lotação, em 18 de dezembro, das 13h às 17h, segundo o horário oficial de Brasília-DF. 
 
A provas serão compostas por questões de língua portuguesa, raciocínio lógico quantitativo, ética no serviço público e noções de administração para todos os cargos. Para candidatos a coordenador haverá ainda questões sobre noções de situações gereciais e, para agentes, noções de informática. Ao todo, serão 60 questões. 

PESQUISA DE CONCURSOS