Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Aeronáutica abre novas seleções públicas com 81 vagas para Oficiais

As inscrições abrem nesta sexta-feira (28/2)

28/02/2020 11:02 | Atualização: 28/02/2020 15:04

Victória Olímpio*

Divulgação/Marinha
A Força Aérea Brasileira (FAB) tornou público os editais das novas seleções para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais de Infantaria, Intendentes e Aviadores da Aeronáutica do ano de 2021. Estão sendo ofertadas 81 vagas, sendo 28 para infantaria, 18 para aviadores e 35 para intendentes

 

As inscrições abrem nesta sexta-feira (28/2) e podem ser realizadas pelo site ingresso.afaepcar.aer.mil.br até as 9h de 19 de março. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70, podendo solicitar isenção inscritos no CadÚnico, membros de família de baixa renda ou doadores de medula óssea.

Os candidatos serão avaliados por: 
  • Provas Escritas;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  • Validação Documental.

As provas escritas estão previstas para serem realizadas 21 de junho e contarão com disciplinas de língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação. Os candidatos poderão realiza nas cidades de Brasília, Belém, Recife, Salvador, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Barbacena, São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Pirassununga, Porto Alegre, Manaus, Porto Velho e Boa Vista.

Curso de formação

O Curso é de nível superior e para os concluintes é conferida a graduação de Bacharel em administração, com ênfase em administração pública. A duração será de quatro anos, em regine de internato. Durante a realização do curso, o Cadete estará sujeito ao regime escolar da AFA e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e odontológica, exclusivamente para si.
 
Após a conclusão do curso com aproveitamento, segundo o respectivo Plano de Avaliação, serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica os Cadetes do 4º ano dentro do número de vagas final. 
 
De acordo com a tabela de remuneração da FAB, atualizada em agosto de 2019, a remuneração dos candidatos a Aspirante será de R$ 6.993. A assessoria do Ministério da Economia, responsável pela divulgação das tabelas, informou que a tabela de remuneração de 2020/2021 ainda não foi divulgada.
 

Requisitos 

Para participar do exame o candidato deve ser voluntário, de ambos os sexos (para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes), ou somente do sexo masculino (para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica. Para ser habilitado à matrícula no curso, o candidato não pode ser menor de 17 anos e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2020, e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o ensino médio. 

PESQUISA DE CONCURSOS