A suspensão de nomeação da seleção foi divulgada menos de uma semana antes da entrega de documentos, o que fez com que os candidatos gastassem dinheiro com passagem, compra de uniformes e autenticações em vão. Alguns até mesmo chegaram a pedir demissão dos próprios empregos e, até hoje, seguem esperando atualização do cronograma para poderem atuar no Curso de Formação.
A Lei Complementar nº 173 permite a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos homologados na data da publicação do Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020, em todo o território nacional, até o término da vigência do estado de calamidade pública estabelecido pela União. Isso impede os estados e municípios de aumentar as despesas com pessoal até dezembro de 2021.
No entanto, o artigo 8º, inciso IV, autoriza a nomeação de alunos de cursos de formação militar, evitando, dessa forma, a descontinuidade da prestação dos serviços públicos essenciais — atividades indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população. Fica claro nessa ressalva que a contratação dos 355 aprovados no último concurso CMBDF é de extrema necessidade e urgência, ainda mais no atual cenário, onde o bombeiro militar trabalha na linha de frente ao combate da covid-19.
O concurso
O último concurso público do CBMDF foi realizado em 2017, com 355 aprovados para os seguintes cursos de formação: oficiais bombeiros militares combatentes, oficiais bombeiros militares de saúde e complementar, praças na qualificação bombeiro militar geral operacional, praças na qualificação bombeiro militar geral de condutor e operador de viaturas, praças na qualificação bombeiro militar geral de manutenção (aeronaves/equipamentos) e praças na qualificação bombeiro militar geral de manutenção (veículos/equipamentos).
A remuneração dos profissionais selecionados variava entre R$ 5.108 e R$ 11.654. O conteúdo e carga horária dos cursos são definidos pela Diretoria de Ensino da Corporação.
O exame foi composto por prova objetiva e discursiva, exame de aptidão físico, inspeção de saúde, avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa.
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende