Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Aeronáutica lança seleção com mais de 800 vagas de nível médio

A maioria das vagas é para o Rio de Janeiro, Brasília e em uma cidade de Goiás

04/11/2020 11:52 | Atualização: 04/11/2020 14:59

Lorena Pacheco

Divulgação/FAB
Quem pretende seguir carreira militar não pode perder essa oportunidade aberta pela Aeronáutica. Um novo processo seletivo foi lançado com 813 oportunidades para candidatos com nível médio técnico para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2021 (QSCon 1-2021). Os aprovados serão lotados em diversas cidades nas regiões de Belém, Brasília, Canoas, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo (a maioria das vagas, 145 delas, é para a capital fluminense, segui por Brasília, com 96 vagas e Anápolis/GO, com 46 vagas). 

As oportunidades são para as áreas de Administração (TAD) (381), Cartografia (TCF) (2), Comunicações (TCM) (2), Desenho (TDE) (4), Eletricidade (TEE) (39), Enfermagem (TEF) (21), Eletromecânica (TEM) (6), Eletrônica (TET) (49), Informática (TIN) (81), Laboratório (TLB) (21), Logística (TLG) (5), Mecânica de Aeronaves (TMA) (54), Meteorologia (TME) (1), Motorista (TMT) (52), Nutrição e Dietética (TND) (20), Obras (TOB) (22), Produção de Áudio e Vídeo (TPA) (11), Processos Fotográficos (TPF) (6), Pavimentação (TPV) (11), Química (TQI) (2), Radiologia (TRD) (16) e Topografia (TTP) (7).

Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica. Ao serem incorporados os convocados realizarão o Estágio de Adaptação para Praças (EAP), com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado nos termos do Capítulo V do Decreto nº 6.854, de 25 de maio de 2009. 

O voluntário, ao ser incorporado para a realização do estágio fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios, que se iniciam na data e na OM de incorporação, correspondentes à graduação de Terceiro-Sargento, que atualmente gira em torno de R$ 3,8 mil. 

Os voluntários aprovados poderão ser empregados em quaisquer atividades militares ou consideradas de natureza militar, nas Organizações Militares (OM) a que estiverem vinculados, bem como em missões. 

As prorrogações de tempo de serviço dos integrantes do QSCon dar-se-ão sob a forma de EIP, por períodos de até 12 meses, de acordo com a legislação vigente, e poderão ser concedidas, de acordo com o interesse da Administração, por um tempo máximo de 96 meses, respeitando-se a idade-limite de 45 anos para permanência no serviço ativo (considera-se para efeito deste item a idade-limite de quarenta e cinco anos, a idade compreendida até a véspera do quadragésimo sexto aniversário).

Além de formação na área pretendida, os candidatos ainda precisam ser brasileiros, ter idade máxima de 40 anos de idade na data da incorporação, entre outros requisitos. 

As inscrições devem ser feitas de 6 a 18 de novembro, pelo site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br, por meio de cadastro e preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI). O voluntário somente poderá inscrever-se para concorrer às vagas de uma única especialidade e localidade.

A seleção dos candidatos será feita em oito etapas:
  • Entrega de Documentos (ED);
  • Validação Documental (VD);
  • Avaliação Curricular (AC);
  • Concentração Inicial (CI);
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU) e Avaliação Psicológica (AP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Concentração Final (CF);
  • Habilitação à Incorporação (HI).

O TAFC será composto por flexão e extensão dos membros superior com apoio de frente sobre o solo; flexão do tronco sobre coxas, corrida de 12 minutos, com repetições e metragens ajustáveis por gênero. 

A concentração inicial está prevista para 26 de fevereiro de 2021, já a concentração final para 23 de junho do mesmo ano. O estágio deverá ter início em 5 de julho.

PESQUISA DE CONCURSOS