Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

PCPR ratifica data da prova de concurso com 400 vagas e publica orientações contra covid-19

Exames objetivos serão aplicados em 21 de fevereiro

10/02/2021 11:20 | Atualização: 10/02/2021 11:24

Mariana Fernandes

PCPR/Divulgação
Polícia Civil do Paraná (PCPR) publicou a ratificação das datas que serão aplicadas as provas do concurso público com 400 vagas. Segundo a corporação, as primeiras provas serão em 21 de fevereiro de 2021. A informação foi publicada no site da banca do certame, a Universidade Federal do Paraná (UFPR)

No dia 21 de fevereiro serão aplicadas as provas para os candidatos a cargos de investigador, papiloscopista e delegado. A prova de conhecimento específico para delegado será realizada no dia 11 de abril de 2021.  

Segundo a PCPR, o cronograma da primeira e segunda fase foram marcados após um plano de biossegurança ser aprovado junto à Secretaria de Estado da Saúde. O plano foi desenvolvido pela UFPR e normatiza as regras sanitárias que deverão ser seguidas no certame, devido à pandemia do novo coronavírus. 

O concurso

A instituição oferece 400 vagas no concurso, sendo que 50 serão para delegado de polícia, 300 para investigador de polícia e 50 para papiloscopista.

 De acordo com o edital de abertura, os salários variam de R$ 5.588,05 a R$ 18.280,05, para 40 horas semanais de trabalho. 

Além dos exames citados, os candidatos passarão por provas de títulos, higidez física, aptidão física e exame de investigação de conduta. 

Cartilha de biossegurança contra a covid-19

A banca organizadora publicou que será franqueado o ingresso e a permanência nos locais de prova dos candidatos que estiverem usando máscara, respeitando-se o disposto na legislação aplicada, nas recomendações das autoridades sanitárias e no constante do Protocolo de Biossegurança elaborado pelo NC/UFPR e aprovado pela SESA-PR. Veja algumas das recomendações: 

1 - Os candidatos deverão manter a máscara de proteção de forma adequada durante todo o tempo em que estiverem no recinto de provas.

2 A máscara deve ser utilizada a todo momento de forma correta, cobrindo nariz e boca.

3 - Além da máscara com que o candidato vai se dirigir ao local de prova, ele deverá trazer pelo menos mais uma, posto que elas devem ser trocadas a cada 3 horas.

4 - A máscara é de responsabilidade do candidato, sendo obrigatória em todo o trajeto dele em direção ao local de prova e não apenas durante a realização desta. A máscara sobressalente também é de responsabilidade do candidato.

5 - O candidato que se apresentar sem máscara terá sua entrada no local de prova barrada, sendo eliminado do Concurso Público.

6 - Os candidatos devem seguir as regras de etiqueta respiratória de proteção, na eventualidade de tosse ou espirro.

7 - O candidato deverá levar sua própria garrafa de água, cujo frasco deverá ser transparente e sem rótulo.

8 -  Não será permitido o empréstimo de qualquer material.

9 -  Cumprimentos com aperto de mão, beijos e abraços devem ser evitados. 

Veja a cartilha completa aqui! 

PESQUISA DE CONCURSOS