Os editais contam com oportunidades para as áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Os profissionais serão lotados nas escolas indígenas da rede pública de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista Rural, Bonfim, Cantá, Caroebe, Normandia, Pacaraima, São João da Baliza e Uiramutã.
As inscrições podem ser feitas por pessoas indígenas maiores de idade com nível superior completo na área designada. Os selecionados deverão cumprir carga horária de 16 a 30 horas semanais para salário de R$ 949,41 a R$ 3.782,94.
Para participar, o interessado deve comparecer em um dos Centros Regionais Educacionais Indígenas e Polos de cada região até 19 de fevereiro, das 8h às 17h. O endereço completo dos locais pode ser encontrado nos editais de abertura (a partir da página 12). Não há taxa de participação.
Os inscritos serão avaliados por meio de análise de títulos e prova dissertativa. A data e o local da aplicação da prova ainda não foram definidos.
Caberá aos professores participar da proposta pedagógica da escola, participar da elaboração e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola, aplicar a mediação de aprendizagem nas aulas, produzir conteúdos próprios das comunidades indígenas para enriquecimento das aulas, elaborar e usar materiais didáticos próprios nas línguas maternas indígenas e em português e zelar pela aprendizagem dos alunos.
O prazo de validade da seleção terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.
*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco