Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso IBGE: provas para agentes de pesquisas foram adiadas

Informação foi publicada no Diário Oficial da União

30/04/2021 08:49 | Atualização: 03/05/2021 17:39

Mariana Fernandes

IBGE/Divulgação
O concurso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 6.500 vagas temporárias teve retificações sobre a data de aplicação de algumas provas. Os exames para o cargo de agente de pesquisa de telefone, previstos anteriormente para acontecer em 9 de maio, foram adiados. Agora, a nova data é 16 de maio. A informação foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (30/4).



Orientações

No dia da prova, o candidato deve levar caneta esferográfica preta de material transparente, documento original com foto e comprovante de inscrição.

De acordo com o IBGE, a seleção seguirá protocolos sanitários de prevenção à covid-19, como o uso obrigatório de máscara, de tecido ou cirúrgica, cobrindo nariz e boca. Os candidatos deverão manter o distanciamento social. Haverá álcool gel para higienização das mãos, mas se recomenda, também, que o candidato leve seu próprio frasco de álcool em gel (que não poderá ser compartilhado com outras pessoas) e água. O candidato que se recusar a obedecer às normas sanitárias será excluído do processo seletivo.

Vagas distribuídas em quatro editais 

As 6.500 vagas temporárias são para todos os estados do país, em mais de 500 municípios, e estão distribuídas em quatro editais. As inscrições puderam ser feitas até 26 de março pelo site das bancas organizadoras.

São oferecidas 5.623 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento, 552 para Supervisor de Coleta e Qualidade, 300 para Agente de Pesquisas por Telefone e 25 para Supervisor de Pesquisas, sendo as duas últimas funções apenas para o município do Rio de Janeiro (RJ). Essas oportunidades são para trabalhar nas pesquisas que constam no calendário de divulgação mensal do IBGE.

A seleção consiste em uma prova objetiva de 60 questões de múltipla escolha envolvendo conhecimentos gerais e específicos.

As provas estão previstas para 2 maio para os editais com vagas para supervisor de coleta a agente de pesquisas e mapeamento. Já o edital com chances para supervisores de pesquisa, as provas serão aplicadas em 9 de maio.

Segundo o IBGE, todas as etapas seguirão os protocolos sanitários de prevenção da covid-19. Saiba mais sobre os certames! 



Processos seletivos não estão relacionados com o Censo

O Instituto lembra que os processos seletivos para as pesquisas de rotina do IBGE não estão relacionados com o Censo Demográfico, que teve sua operação inviabilizada em 2021 por falta de orçamento.

Com relação ao processo seletivo dos censitários – Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) – o IBGE anunciará assim que for possível as orientações referentes à suspensão das provas e à devolução das taxas de inscrição.

Leia também: IBGE informa que vai retomar tratativas com Economia para realizar o Censo em 2022 e fala sobre seleções canceladas

PESQUISA DE CONCURSOS