O concurso público do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) teve edital de abertura publicado! O certame visa preencher 60 vagas imediatas no cargo de promotor, que tem ganho inicial de R$ 30.404,42.
Para se inscrever, é necessário possuir ensino superior em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Vale ressaltar que, dentre as vagas, há reserva para candidatos negros e com deficiência.
Inscrições nesta sexta e provas em agosto
As inscrições serão aceitas no site da Fundep a partir da próxima sexta-feira (28/05). Interessados terão até 26 de junho para se inscrever, com taxa de participação no valor de R$304. Inscritos no CadÚnico e desempregados poderão solicitar isenção da taxa até 2 de junho.
A avaliação será dividida em cinco etapas. São elas: Prova Preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário; provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A primeira etapa do concurso, prova preambular, está prevista para 1º de agosto, das 9 às 13h. A avaliação será composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha sobre Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário, Teoria Geral do Ministério Público, Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Material Coletivo e Direito Processual Coletivo.
O prazo de validade do certame será de dois, podendo ser prorrogado por igual período uma vez.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer