O edital com o resultado final das provas objetivas e a convocação e regras para a realização do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi divulgado nesta segunda-feira (14/06), pelo Cebraspe.
Uma das instruções para a realização da etapa de atividades físicas é a utilização obrigatória de máscara facial durante todo o procedimento, inclusive na execução dos exercícios.
Serão convocados para o TAF todos os candidatos aprovados na prova discursiva. A fase será realizada em 19 e 20 de junho, dividida em cinco atividades:
- Teste de flexão em barra fixa
- Teste de shuttle run (ir e vir)
- Teste de impulsão horizontal
- Teste de flexão abdominal
- Teste de corrida de 12 minutos
Os candidatos ainda passarão por avaliação psicológica, investigação social e processo de heteroidentificação (para candidatos negros). Por fim, será iniciado o curso de formação profissional.
O concurso
O concurso oferece 1.500 vagas para o cargo de policial rodoviário federal. O salário inicial de profissionais da PRF é de R$ 9.899,88, para jornada de trabalho de 40 horas por semana.
As provas do concurso foram realizadas em 9 de maio, compostas por três blocos. As abstenções representaram 32,56% do número total de inscritos, segundo o Cebraspe. A porcentagem representa 99.089 inscritos. Como o certame registrou 304.330 inscrições, as 1.500 estão sendo disputadas, agora, por 205.241 pessoas . Ainda segundo o Cebraspe, o índice está “dentro da normalidade”.
A segunda etapa do concurso é composta pelo Teste de Aptidão Física (TAF), que conta com cinco testes.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer