O concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro tem mais de 126 mil candidatos concorrendo às 1.100 vagas. As oportunidades são para sargentos, distribuídas nas áreas geral, música e saúde, no âmbito nacional. Confira a demanda por função, conforme divulgado pelo Exército:
- Geral: 118.394
- Música: 2.375
- Saúde: 5.624
Do número de inscrições, 95.416 são de homens e 30.977 de mulheres. Os candidatos realizarão a primeira etapa do certame, composta por prova objetiva e redação, no próximo domingo (3/10).
Além da prova, haverá avaliação de títulos; exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música); investigação social; exame de aptidão física preliminar; revisão médica; exame de aptidão física definitivo; comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
Após contratados, o soldo inicial para a patente de 3º sargento será de R$ 3.825. Com acréscimo dos adicionais militar e de especialização, a remuneração final chegará até R$ 5.049.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes