Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Cebraspe divulga resultado de provas discursivas para escrivão da PCDF

Realizado em agosto, o concurso registrou mais de 50 mil inscritos

04/11/2021 08:32 | Atualização: 04/11/2021 08:54

Mariana de Ávila

Roberto Castro/Agência Brasília
Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (4/11) a nota provisória do concurso de escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Além da nota das redações, a banca já divulgou o resultado definitivo das provas objetivas.  Todos os aprovados na discursiva serão convocados para fase de sindicância de vida pregressa e investigação social.
 
Os candidatos podem interpor recurso contra a nota da discursiva entre 5 e 19 de novembro, por meio do sistema eletrônico de interposição de recurso da banca organizadora.
 

Próximas fases

O edital de resultado final na prova discursiva, de convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência e de convocação para a sindicância de vida pregressa e investigação social será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado no site do Cebraspe na data provável de 25 de novembro. 
 
O envio da documentação referente à sindicância de vida pregressa e investigação social será realizado no período provável de 26 de novembro  a 3 de dezembro, conforme previsão publicada no DODF.
 

O concurso

Após suspensões em razão da pandemia, a prova de escrivão foi realizada em 21 de agosto. O certame registrou 52.636 inscritos concorrendo por 300 vagas efetivas. Quando o edital foi publicado, em 2019, o salário inicial da categoria era de R$ 8.698,78. Vale lembrar que esse valor já passou por reajuste
 

Agente da PCDF

Na semana passada, o Cebraspe também divulgou o resultado final das objetivas e o provisório das discursivas do concurso de agente da PCDF. Diferentemente do concurso de escrivão, que não trouxe cadastro reserva, o certame de agente prevê 1200 vagas para formação de cadastro, além de 600 efetivas. Em entrevista ao Papo de Concurseiro, o deputado distrital Cláudio Abrantes disse que quer  “zerar o cadastro reserva”.
 
De acordo com o deputado, a polícia trabalha em um nível muito baixo de efetivo. “Nosso desafio, agora, é trabalhar junto ao governo e junto à Polícia Civil para que os concursados sejam nomeados o quanto antes”, contou. O parlamentar disse ainda que há vagas e há orçamento. "Nosso trabalho é a articulação política para que esses profissionais possam estar nas delegacias o quanto antes, tanto os escrivães quanto os agentes de polícia. Nós queremos, inclusive, que o cadastro reserva seja zerado", frisou. 

PESQUISA DE CONCURSOS