A Caixa Econômica Federal (CEF) deu início às convocações dos aprovados no concurso público exclusivo para pessoas com deficiência, no cargo de técnico bancário. Conforme anunciado pelo banco, o processo pré-admissional leva cerca de 45 dias e os novos servidores começam a ser contratados em janeiro de 2022.
O objetivo do banco é chamar 1.000 candidatos até o final de janeiro de 2022. Com as contratações, terá 5% de pessoas com deficiência no quadro de efetivos. No momento, a marca é de 1,5%.
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e redação. Na objetiva, foram 60 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos e específicos. Para ser aprovado, o candidato precisaria ter acertado 50% ou mais da prova. Só teve a redação corrigida quem foi aprovado na prova objetiva.
1.100 vagas
As 1.100 vagas do certame são exclusivas para pessoas com deficiência, no cargo de técnico bancário. Para o cargo, o profissional deve ter nível médio completo e poderá atuar na rede de agências ou na área de Tecnologia da Informação (TI) — sendo, a última opção, para lotação no Distrito Federal.
A remuneração inicial é de R$ 3.000 para uma carga horária semanal de 30 horas. Se forem somados os benefícios, os ganhos podem chegar a R$ 4.486,03.
Os profissionais admitidos serão responsáveis por prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços; identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais; efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; e elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral. Saiba mais sobre o concurso.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.