Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso IBGE: remuneração do recenseador é por produtividade. Saiba como calcular

Para ajudar os candidatos a terem uma noção de quanto vão receber pelo serviço, o órgão criou um simulador e publicou um vídeo no youtube explicando exatamente como os cálculos devem ser feitos.

05/01/2022 14:12 | Atualização: 05/01/2022 14:13

Jéssica Andrade

Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está com inscrições abertas para o processo seletivo do Censo Demográfico 2022. 
Ao todo são 208.703 vagas oferecidas pela instituição. Destas, 183.021 vagas são para o cargo de recenseador, que exige nível fundamental completo. 


O cargo de recenseador não tem o pagamento estabelecido, uma vez que a jornada diária não é fixa. De acordo com o edital, os recenseadores devem trabalhar entre 25h e 50h semanais, respeitando os melhores momentos para fazer contato com os domicílios. Sendo assim, cada pessoa pode definir quando e quanto tempo vai desempenhar na pesquisa. 


Além disso, o IBGE definiu que a remuneração do recenseador também varia de acordo com o nível de dificuldade em acessar os municípios e as casas para as entrevistas.


Para ajudar os candidatos a terem uma noção de quanto vão receber pelo serviço, o órgão criou um simulador e publicou um vídeo no youtube explicando exatamente como os cálculos devem ser feitos.


Segundo o instituto, três variantes formam a base do cálculo:

  • Número de unidades visitadas;

  • número de entrevistas realizadas;

  • e número de pessoas recenseadas. 


Para acessar o simulador e ter uma noção da remuneração do Censo 2022, o candidato precisa acessar o portal do IBGE, indicar qual o município pretende trabalhar, informar o número de horas semanais que pretende cumprir e clicar em enviar. 


O site vai gerar a quantidade estimada de pessoas entrevistadas e visitas realizadas, bem como o valor recebido em uma semana e em um mês de trabalho. Além desses valores, o Instituto vai oferecer uma ajuda de custo para arcar com as despesas de locomoção. 


No vídeo do Youtube, o IBGE dá mais detalhes sobre a remuneração e as obrigações do recenseador do Censo Demográfico 2022. Confira:

 



 



PESQUISA DE CONCURSOS