O Diário Oficial de Alagoas publicou oficialmente, nesta quinta-feira (06/01), a retomada do concurso público do Corpo de Bombeiros do estado. O certame havia sido cancelado por suspeita de fraude. A seleção já estava em processo avançado, inclusive, já na fase de resultados do teste de aptidão física (TAF).
A retomada do Concurso Bombeiro AL já havia sido divulgada no dia 21 de dezembro, pelo secretário Fabrício Marques em transmissão ao vivo pelas redes sociais e oficializada agora, com a publicação no Diário Oficial.
Segundo o documento divulgado, o resultado final do teste de aptidão física e a convocação para as outras etapas será divulgado no dia 21 de janeiro.
Os aprovados no teste de aptidão física ainda vão passar pelas etapas de avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social.
A decisão judicial que determinou a retomada do concurso público, ao invés do cancelamento, veio da 16ª Vara Cível de Alagoas. A Defensoria Pública havia entrado com um pedido cautelar em que apontava que seria “precipitado” cancelar todo o certame, uma vez que o inquérito policial ainda está em andamento. A juíza Esther Manso, da 16ª Vara Cível, acatou o pedido.
O cancelamento dos concursos Bombeiros AL, PM AL e PC AL decorreram da 1ª fase da Operação Loki, deflagrada por conta de suspeita de fraude, que constatou a atuação de um esquema nacional criminoso.
Concurso Bombeiros AL oferta 170 vagas
O edital do Concurso Bombeiros AL foi publicado em maio e ofetou 150 vagas para o cargos de soldado e 20 para oficial combatente, que exigem o nível médio como requisito principal. Ambas as carreiras terão jornada de trabalho em regime integral e dedicação exclusiva. A remuneração inicial para esses cargos são:
Soldado