Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

243 vagas para sargentos: Aeronáutica abre concurso para nível médio

O curso será realizado em 2022

07/01/2022 11:06 | Atualização: 07/01/2022 11:12

Karolini Bandeira*

O edital de abertura do exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 1/2023) foi publicado! A seleção oferece 243 vagas imediatas para as turmas do primeiro semestre de 2023, abertas em todas as regiões do país. Podem se inscrever brasileiros de ambos os sexos de 17 a 25 anos. Para participar, também é necessário possuir ensino médio completo.

Para homens, serão abertas oportunidades nos cargos de aeronavegante e guarda. As áreas de equipamento de voo e controle de tráfego aéreo poderão ser concorridas por ambos os sexos. Vale ressaltar que, das vagas, 20% são reservadas a pessoas negras. 

As inscrições ficarão abertas de 14 de fevereiro até 14 de março, pelo site da Aeronáutica. A participação custa R$ 80. Candidatos inscritos no CadÚnico, hipossuficientes e doadores de medula óssea podem solicitar isenção total do valor até o último dia de inscrições.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e validação documental.

A aplicação da prova escrita, prevista para 5 de junho, contará com questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. As etapas serão aplicadas em Belém-PA, Alcântara/São Luís-MA, Recife-PE, Natal-RN, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, São José dos Campos-SP e Campo Grande-MS. 

Durante o curso de formação, os participantes selecionados serão regidos pelo regime escolar da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), com remuneração fixada em lei para aluno da Escola de Formação de Sargentos. Além da bolsa, os estudantes também terão direito a alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.

O curso contará com aulas, provas teóricas e práticas nos Campos Militar e Técnico-Especializado. Os alunos que concluírem a formação com êxito serão lotados em organizações militares de todo o território nacional.

Vale ressaltar que a aprovação dos candidatos só será válida para as turmas do primeiro semestre de 2023.


*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes





PESQUISA DE CONCURSOS