Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

PCDF retoma concurso com 1800 vagas para agente

O documento que anuncia a retomada divulga ainda o resultado final na prova discursiva e convoca os candidatos para a avaliação biopsicossocial

04/04/2022 09:47 | Atualização: 04/04/2022 09:53

Jéssica Andrade

PCDF/Divulgação
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) anunciou a retomada do concurso para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de Agente de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O edital foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (4/4).


Além disso, o documento divulgou o resultado final na prova discursiva, a convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoa com deficiência e a convocação para os exames biométricos e avaliação médica, referentes ao concurso para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de agente.


Vale destacar que a Lei nº7.085/2022, publicada recentemente, possibilita a redução de prazo entre as etapas para dar celeridade ao andamento do concurso PCDF. Um novo cronograma para o certame é aguardado.


O concurso

A PCDF publicou edital para a seleção de agentes em junho de 2020.  Ao todo, o edital oferta 1.800 vagas para agente da Polícia Civil, sendo 600 vagas imediatas, mais 1.200 para formação de cadastro de reserva. Os ganhos da carreira são de R$ 8.698,78 para 40 horas de trabalho semanal.

A seleção teve, inicialmente, o cronograma atrasado devido à pandemia da covid-19. As provas, previstas para serem aplicadas em outubro de 2020, só ocorreram em 22 de agosto de 2021. Saiba mais sobre o concurso aqui.

O concurso foi, novamente, suspenso em dezembro de 2021. A decisão partiu da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF e teve como base um pedido de oito candidatos que concorrem ao cargo de agente nas vagas reservadas para negros e pardos. Eles alegam que, segundo o edital, deveriam ter as provas discursivas corrigidas — o que não ocorreu. “Acontece que o edital prevê que os cotistas aprovados dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência não devem ser computados para preenchimento das vagas reservadas exclusivamente a negros/pardos”, disseram os requerentes.

Para que suas provas sejam corrigidas, os candidatos argumentaram que o Cebraspe deve considerar, para fins de correção das avaliações discursivas, apenas os cotistas que não foram classificados na lista de ampla concorrência.


Vagas para escrivães

Além da seleção para agentes, a PCDF está realizando também o concurso com 300 vagas para escrivães. As provas foram aplicadas em agosto. Saiba mais aqui! 

Ambos os cargos tiveram aplicação de provas objetivas e discursivas como método de seleção. Os inscritos aprovados nas etapas ainda serão avaliados por meio de teste de aptidão física, exames biométricos e avaliação médica, prova prática de digitação, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social, prova de títulos e curso de formação.

Novo concurso da PCDF

A corporação tem autorização para a realização de um novo concurso público que contará com 300 vagas de agentes de custódia e delegados. Serão 50 vagas para cada cargo, além de 100 vagas para formação do cadastro reserva. Ainda não há mais detalhes sobre previsão de lançamento do edital.

A informação do novo certame também foi divulgada pelo delegado-geral da instituição, Robson Cândido, em post no Instagram.

“A Secretaria de Economia do DF autorizou a realização de concursos públicos para os cargos de Delegado de Polícia e de Agente Policial de Custódia. Estão previstas 50 vagas para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva para cada cargo. A Polícia Civil do Distrito Federal agradece pelo apoio a esse importante pleito para a recomposição do nosso quadro de pessoal”, anunciou.




PESQUISA DE CONCURSOS