Uma proposta da deputada Celina Leão (PP-DF), entregue nesta terça-feira (13/04) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi acatada pela mesa diretora da Casa e passou a exigir nível superior para a efetivação em concurso público da Câmara para o cargo de polícia legislativa.
Leão solicitou presencialmente a reivindicação que segundo o anúncio publicado em uma rede social consiste em uma demanda “antiga dos Policiais Legislativos: tornar o cargo para nível superior”. A proposta deve ser analisada pela Câmara dos Deputados.
A Mesa Diretória do Senado Federal já tinha aprovado alteração análoga a solicitada por Leão. A decisão foi tomada no último dia 7 de abril, no qual altera o nível de escolaridade exigida para os policiais legislativos do órgão, que passa a ser nível médio.
O último concurso da Câmara dos Deputados foi há seis anos, na época a banca organizadora foi a Cespe Unb. O processo seletivo foi realizado em quatro etapas: prova objetiva, prova discursiva, perícia médica e teste de aptidão física. Atualmente, o déficit de profissionais chega a 967 cargos, sendo 17 para agente de polícia legislativa.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes