O gabarito preliminar da primeira etapa do concurso para Diplomatas foi publicado na notie desta segunda-feira (17/4). As respostas estão no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), organizador do certame.
A seleção para a carreira diplomática busca preencher 34 vagas de nível superior e oferece remuneração inicial de R$ 19.199,96. A primeira fase do concurso aconteceu no último domingo (17/4). Os concorrentes realizaram por uma prova objetiva. Os exames foram aplicados nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.
Os aprovados realizarão atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no âmbito internacional. Além da remuneração base, os nomeados terão direito ainda a R$458 de auxílio-alimentação.
Na primeira prova, os candidatos responderam a 73 questões, divididas pelas disciplinas de:
Língua Portuguesa - 10 questões;
Língua Inglesa - 9 questões;
História do Brasil - 11 questões;
História mundial - 11 questões;
Política Internacional - 12 questões;
Geografia - 6 questões;
Economia - 8 questões;
Direito - 6 questões.
Cada questão é composta por quatro itens para serem julgados em CERTO ou ERRADO.
A nota em cada item é igual a: 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,125 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito; e zero se não houver marcação ou marcação dupla.
Próxima etapa
A segunda etapa do concurso de Diplomata do MRE será composta por provas escrita de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com caráter eliminatório e classificatório. Vale destacar que a aplicação será somente nas capitais onde houver candidatos aprovados na objetiva.
Para esta fase, serão convocados 250 candidatos com as melhores pontuações na objetiva. Desse total, 187 serão de ampla concorrência, 50 negros e 13 pessoas com deficiência.
A avaliação de língua portuguesa está marcada para 30 de abril, com duração de cinco horas, começando às 14h. Os concorrentes irão elaborar:
uma redação sobre tema geral;
um resumo; e
realizar exercício de interpretação, de análise ou de comentário de textos.
A prova escrita de língua inglesa, por sua vez, está marcada para oa dia 1º de maio, também com duração de cinco horas, com início às 14h. Nesta prova, os concorrentes elaborarão uma redação sobre tema geral, com extensão de 45 a 50 linhas, traduzir um texto do inglês para o português.
Eles também devem escrever a versão de um texto do português para o inglês e elaborar um resumo, em Inglês, de um texto escrito em língua inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido.
O concurso Diplomata contará com uma terceira e última etapa, que serão as provas escritas das demais disciplinas. Estes exames escritos também terão caráter eliminatório e classificatório. Serão cobradas assuntos de História do Brasil, Política Internacional; Geografia; Economia; Direito; Língua Espanhola e Língua Francesa.
Com duração de quatro horas cada, as provas serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na segunda fase, nas datas prováveis de:
27 de maio: prova de História do Brasil, iniciando-se às 9h;
27 de maio: prova de Geografia, iniciando-se às 15h;
28 de maio: prova de Política Internacional, iniciando-se às 9h;
28 de maio: prova de Economia, iniciando-se às 15h;
29 de maio: prova de Direito, iniciando-se às 9h;
29 de maio: prova de Língua Espanhola e Língua Francesa, iniciando-se às 15h.
Além disso, os aprovados também serão submetidos a um curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília.
O prazo de validade do concurso será de 60 dias, contados a partir da publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.