
Esta etapa do concurso foi realizada no dia 13 de março, após um adiamento devido a uma questão de logística. Os locais de prova abrangeram 16 municípios mineiros, entre eles Belo Horizonte e Uberlândia.
O processo seletivo é composto — ao todo — por seis fases. Ainda serão realizadas: avaliação de aptidão psicológia, psicoténica e física, exames médicos e investigação social, além do curso de formação técnico profissional disponibilizado pelo orgão.
Faz-se coerente ressaltar que o certame é para provimento de cargos da carreira de agente de segurança penitenciário/polícia penal, cujo o período de inscrição foi encerrado em novembro de 2021. O número de inscritos superou a expectativa, sendo 50% maior do que o estimado, que de acordo com a Sejusp MG era de aproximadamente 100 mil inscritos neste concurso.
Ao todo estão sendo ofertadas 2400 vagas, que são dividas por sexo (1944 para homens e 476 para mulheres) cuja o salário inicial chega a quase R$ 5 mil e carga horária de 40 horas semanais.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes